27/07/2021

Pelo 12º ano consecutivo, Projeto Repórter do Futuro ativa a Redação laboratorial para cobrir a edição 2021 do Congresso da Abraji

Estudantes e coordenadores do Projeto Repórter do Futuro se prepapram para mais uma edição da cobertura colaborativa do Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji. Das dezesseis edições do evento, doze delas foram cobertas jornalisticamente pela Redação Laboratório do PRF.

Os preparativos para a edição deste ano começaram neste sábado, 24/7, com a presença da educadora Ausonia Donato, que deu uma aula de abertura sobre o processo de preparação dos repórteres, métodos de estudo e maneiras de estarem atentos e conscientes em relação ao tema que irão cobrir.

Ao todo serão quatro encontros para abordar método, texto e estilo, organização da rotina e do fluxo de trabalho. Também haverá uma coletiva com o presidente da Abraji, Marcelo Träsel.

Os repórteres do futuro são responsáveis por todos os processos de cobertura do evento, desde a produção de notícias, até design, arte e conteúdo para redes sociais. Eles e elas são acompanhados por profissionais mais experientes, ex-repórteres do futuro, que colaboram voluntariamente com a coordenação e organização da cobertura.

Ao mesmo tempo que simula uma rotina tradicional de redação, este é um momento formativo e segue também os princípios basilares do Projeto Repórter do Futuro, de apoio e construção colaborativa, não centrada na competição.

Ainda em modalidade virtual, o congresso da Abraji é um dos maiores eventos de jornalismo do país. Este ano serão 70 painéis que vão tratar sobre as principais reportagens publicadas ao longo do ano, grandes temas do jornalismo nacional e internacional, além de oficinas e momentos de happy hour online.

A edição deste ano, que acontece de 23 a 29 de agosto, também trará o já tradicional domingo de dados e o seminários de pesquisa em jornalismo, com uma nova organização, mais voltada para temas de pesquisas acadêmicas ao invés de somente apresentações de trabalhos.

As inscrições para o congresso são gratuitas e podem ser feitas aqui

Confira a cobertura realizada em 2020
www.congressoabraji.blogspot.com

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.