Zabumba, triângulo e sanfona embalam homenagem a Antero Greco na Praça Vladimir Herzog
Foi um domingo repleto de encontros e reencontros. A Praça Memorial Vladimir Herzog, localizada no centro histórico de São Paulo, recebeu no dia 2 de junho, o músico Flavinho Lima, um forrozeiro raiz que já acompanhou grandes artistas como o Mestre Dominguinhos, Elba Ramalho, Anastácia, Zeca Baleiro e Mariana Aydar.
***
Acompanhado de seu filho, o sanfoneiro Abner Lima, de 16 anos, e Zé Neto Maraes que comandou a zabumba, Flavinho Lima alegrou e encantou os presentes a este espaço público que, todo último domingo de cada mês, reúne música, comida e gente que preza pela democracia.
Para os fãs de literatura, o jornalista, cineasta e escritor José Roberto Torero marcou presença na sessão de autógrafos com sua obra “O Chalaça”.
No espaço Cozinheiros da Liberdade, o comando das panelas ficou a cargo de Dona Dudu acompanhada de sua filha Keila Girotto, Diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Vladimir Herzog.
O delicioso Nhoque da Dona Dudu foi o prato do dia. Os presentes fizeram uma contribuição adicional às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul através da Cozinha Solidária do MST. Tudo isso para refletir o espírito de solidariedade da festa que tem como lema “Quem pode, paga. Quem não pode, pega”.
Amigos de Antero Greco estiveram presentes ao evento e prestaram homenagens ao jornalista falecido no último dia 16 de maio. Greco, formado pela ECA-USP, iniciou sua carreira no começo dos anos 1970. Atuou como repórter, chefe de reportagem, repórter especial e editor nos principais veículos de comunicação do país, com destaque para Folha de S. Paulo, Estadão, Band, SBT e ESPN. Filho de imigrantes italianos do Bom Retiro, Antero Greco nutria amores pelo seu time do coração, o Palmeiras.
Profissionalismo e bom humor
Os jornalistas e escritores Jamil Chade e Gilvan Ribeiro participaram da homenagem e lembraram com carinho do profissionalismo irretocável e o bom humor do colega, que também foi chefe de ambos nos tempos que atuavam na editoria de esportes.
Para Jamil Chade, Antero Greco fez parte de sua carreira e destacou o quanto ele o protegeu diante das pressões que um repórter sofre ao abordar temas sensíveis como a corrupção no futebol. Segundo Chade, “Antero protegia os repórteres; as pressões recebidas paravam nele e dele não passavam”, pontuou. Mesmo neste cenário de pressões, Chade fez questão de mencionar que Greco nunca impôs limites em suas apurações, o que o incentivava ainda mais seu ofício de repórter.
Jamil Chade durante seu discurso de homenagem a Antero Greco. Foto: Jorge Araújo.
Para Gilvan Ribeiro, não foi diferente. Antero Greco influenciou sua carreira, principalmente na maneira como liderava equipes, além do bom humor e otimismo. O escritor relembrou a postura que Greco adotava, sempre muito humano e preocupado com a saúde mental de sua equipe. Em sua fala emocionada sobre o amigo, citou: ”Você não precisa ser tóxico, não precisa ser sacana para chefiar. Ao contrário, o Antero conseguia estabelecer uma harmonia de respeito [ na equipe ] e as coisas fluiam melhor”.
Os jornalistas recordaram de muitos momentos de descontração que passaram com Antero Greco: o medo de elevador, as brincadeiras com colegas e também a relação dele com o jornalista Paulo Soares, o Amigão, na época em que ambos apresentavam o telejornal SportsCenter, na ESPN.
Um momento de muita emoção foi a leitura da carta escrita por Leila Greco, esposa do jornalista. Luís Carlos Ramos, editor de esportes do Estadão e que por anos trabalhou com Antero Greco, vocalizou a mensagem na qual Leila relata a infância do jornalista, no bairro do Bom Retiro, até o casamento deles nos anos 1970.
Por Fábia Medeiros.
SERVIÇO
“Todo mundo tem que falar, cantar e comer”
Praça Memorial Vladimir Herzog | Espaço Cultural a Céu Aberto Elifas Andreato
Esquina da Rua Santo Antonio com Praça da Bandeira, atrás da Câmara Municipal
O evento acontece todo último domingo do mês por iniciativa conjunta das seguintes entidades:
- Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos de São Paulo
- Banca Livraria dos Jornalistas Vladimir Herzog
- Câmara Municipal de São Paulo
- Canal da Praça
- Centro Acadêmico Vladimir Herzog | Cásper Líbero
- Coletivo Café Sem Pauta
- Coletivo Paulo Freire Zona Norte
- Colibri & Associados Comunicações
- FotosPúblicas.com
- Instituto Elifas Andreato
- Instituto Premier
- Instituto Vladimir Herzog
- OBORÉ
- Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (SEESP)
- Sindicato dos Professores de São Paulo (Sinpro-SP)
Acompanhe o calendário e reserve-se desde já para a próxima edição:
- Junho: 30
Siga o Canal da Praça e veja quanta coisa bonita já aconteceu!