24/06/2022

Última semana de inscrições para o curso Jornalismo em Guerra e Violência Armada

Estudantes de graduação em Comunicação de todo o Brasil interessados no 21° Curso de Jornalismo em Guerra e Violência Armada têm até 30 de junho para acessar o formulário e efetivar a inscrição. A atividade será online, aos sábados, entre os dias 23 de julho e 27 de agosto. Ao todo, serão selecionados 50 participantes. A seleção acontecerá entre os dias 1° e 13 de julho a partir da avalição das informações registradas no formulário de inscrição. O processo busca identificar as pessoas interessadas no tema e com o perfil adequado ao melhor aproveitamento do módulo, cujo conteúdo é teórico e conceitual.

Promovido pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) em parceria com a OBORÉ Projetos Especiais, o curso reúne, desde 2001, trabalhadores humanitários, juristas, policiais e jornalistas para tratar sobre os desafios humanitários no Brasil e no mundo. A formação aborda também as normas internacionais aplicáveis em situações de conflito armado e outras situações de violência e o trabalho de cobertura humanitária nesses contextos. Além disso, o curso apresenta a linha dos desafios humanitários do CICV, que atua em mais de 100 países.

No mundo todo, o CICV promove cursos, seminários e palestras como forma de aumentar o conhecimento e o respeito às normas internacionais que regem a condução de hostilidades, e também de apresentar o perfil neutro, imparcial e independente de sua ação humanitária em favor das vítimas dos conflitos armados e de outras situações de violência. No Brasil, onde a organização mantém presença permanente desde 1991, este trabalho é feito com membros das Forças Armadas, policiais, autoridades, acadêmicos e jornalistas, entre outros.

O curso faz parte do Projeto Repórter do Futuro, modelo de curso de complementação universitária concebido pela OBORÉ em 1994 com o objetivo de oferecer alternativas de autodesenvolvimento e incentivo às carreiras dos futuros repórteres.

Programação

• 23/07 – O trabalho do CICV no Brasil e no mundo e suas principais preocupações humanitárias em 2021 – Laurent Reza Wildhaber, chefe de operações da Delegação Regional do CICV.
• 30/07 – Introdução ao direito aplicável nos conflitos armados – Tarciso dal Maso Jardim, jurista especialista em Direito Internacional Humanitário
• 13/08 – Normas internacionais aplicáveis à função policial no uso da força e de armas de fogo – Paulo Roberto Oliveira, chefe do escritório do CICV no Rio de Janeiro e responsável técnico do Programa com Forças Policiais e de Segurança.
• 20/08 – Cobertura da imprensa brasileira de temas humanitários - Jornalista convidado
• 27/08 – Sessão de avaliação e encerramento

Coordenação do módulo: Aldo Quiroga, jornalista, professor, editor-chefe na TV Cultura de São Paulo.

SERVIÇO

21° Curso de Jornalismo em Guerra e Violência Armada
Promoção: Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) e OBORÉ
Apoio: IPFD e Abraji
Inscrições até 30 de junho aqui
50 vagas | Atividade online e gratuita

Mais informações:

OBORÉ Projetos Especiais
Cristina Cavalcanti
(11) 2847.4567
(11) 99320-0068
reporterdofuturo@obore.com


CICV Brasília
Gabriela Borelli
(61) 98133-7693
gborelli@icrc.org

Foto da capa: A. Appeyroux / CICV

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.