Todo Mundo Tem Que Falar, Cantar e Comer celebra o Movimento Popular de Arte
Estarão presentes Edvaldo Santana e o jornalista Gilberto Nascimento. Praça também será espaço de ato contra censura ao jornalista e a privatização da Sabesp, Metrô e CPTM.
No próximo domingo (24), a Praça Memorial Vladimir Herzog Espaço Cultural A Céu Aberto Elifas Andreato realiza mais uma edição do TODO MUNDO TEM QUE FALAR, CANTAR E COMER! Dessa vez, o evento recebe o músico e compositor Edvaldo Santana e o jornalista Gilberto Nascimento, para falarem sobre o Movimento Popular de Arte, o MPA.
Criado no final da década de 1970 e início de 80, no bairro de São Miguel Paulista, o Movimento Popular de Arte reivindicava por meio da arte, música e poesia, uma política cultural popular à céu aberto e disponível para todos os cidadãos da zona leste da cidade. O MPA foi o ponta pé inicial para que grandes nomes da cultura popular brasileira surgissem, como o próprio Edvaldo Santana.
O grupo realizava atrações musicais, espetáculos de circo e teatro, todos em praças e ruas do distrito, além de oferecer cursos culturais direcionados à população do bairro. Tudo isso a partir da iniciativa de músicos e artistas locais.
Card de divulgação desta edição do evento. Foto: Divulgação/Canal da Praça.
Na cozinha, o restaurante itinerante Ci Penso Io? Xa Comigo! desta vez recebe o chef Fernando Gamberini, para preparar um delicioso frango xadrez.
O esquema é o de sempre – “Quem pode paga, quem não pode, pega!”. Lembrando que todo o dinheiro arrecadado cobre os custos com os ingredientes e outras despesas necessárias para a realização do evento. Se puder contribuir, será de grande-valia para manter o nosso eventão de pé!
Contra a censura ao jornalista Gilberto Nascimento e a privatização da Sabesp, Metrô e da CPTM
Além da atração musical, Gilberto Nascimento vai comentar sobre a derrota da Igreja Universal em ação judicial movida contra o jornalista, para que revelasse a fonte de reportagem, publicada no site Intercept Brasil, sobre as movimentações financeiras da Igreja. O processo foi arquivado pelo Ministério Público de São Paulo.
Nascimento é autor do livro-reportagem “O Reino – A história de Edir Macedo e uma radiografia da Igreja Universal”, apuração que investiga a história do pastor Edir Macedo e as relações com o poder político, midiático e empresarial ao longo dos anos.
Ocorrerá também um ato em apoio ao movimento “Não a Privatização”, contra a privatização da Sabesp, Metrô e CPTM. Será colocada uma urna durante a atividade para que todos os presentes votem no plebiscito articulado pela campanha. A iniciativa foi lançada em 5 de setembro e a consulta pública encerra no dia 4 de outubro.
Card de divulgação. Foto: Divulgação.
Como parte da campanha, foi produzida a marchinha “Privatizou só piorou”, de Railídia e Edu Batata. Saiba mais sobre a mobilização pelo site https://contraprivatizacao.com/
Para completar a programação, o TMTQFCEC deste mês se solidariza com o bar de samba e choro “Ó do borogodó”, tradicional espaço da noite paulistana, localizado no bairro de Pinheiros, que está ameaçado de fechar as portas.
O evento é uma realização do Instituto Elifas Andreato com o apoio do Canal da Praça, Coletivo Café Sem Pauta, Coletivo Paulo Freire, Colibri & Associados Comunicações, Instituto Premier, Instituto Vladimir Herzog, OBORÉ, Rede Democracia, Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo e da Câmara Municipal de São Paulo.
Serviço:
Data: 24 de setembro
Horário: A partir do meio dia
Local: Praça Memorial Vladimir Herzog Espaço Cultural A Céu Aberto Elifas Andreato – Atrás da Câmara Municipal de São Paulo. Em frente à Praça da Bandeira.
Siga o Canal da Praça nas redes - instagram | twitter
Por Danilo Zelic | Canal da Praça