24/07/2023

Sergio Gomes recebe Troféu José Martinez no dia da luta operária

Homenagem reconhece a vida do jornalista pelas causas sociais e serviços prestados ao movimento sindical dos operários

Sergio Gomes, amigos e familiares durante a entrega do Troféu José Martinez, no Armazém do MST, em 9 de julho de 2023. Foto: Camilo Mota.

O jornalista Sergio Gomes, diretor da OBORÉ Projetos Especiais, recebeu o Troféu José Martinez durante o ato político pelo Dia da Luta Operária, na manhã do último domingo (9 de julho de 2023). A data é celebrada desde 2017 após a instituição da Lei de autoria do então vereador Antônio Donato (PT) para marcar os 100 anos da greve geral de 1917. O movimento dos operários, naquela época, reivindicava melhores condições de trabalho e salário digno.

Serjão iniciou seu agradecimento ao afirmar que só recebeu o prêmio graças às pessoas com quem conviveu, os amigos e colegas de trabalho e de lutas.

“Eu só estou aqui por causa da OBORÉ, e a OBORÉ só está aí por causa da Laerte”. A cartunista estava presente na cerimônia. Gomes também ressaltou a importância do hoje Deputado Estadual Antônio Donato e o Senador italiano José Luiz Del Roio para abrir caminho para se “repensar o 9 de julho como dia dos de baixo”. Depois disso, o jornalista parabenizou a união das entidades que realizam a cerimônia num ato de “unidade”.

“Diferenças temos, teremos sempre, mas essa capacidade de unidade na luta. Não haverá futuro para essa geração que está chegando, se não aprender com os mais velhos o que não aprenderam. Esse ato é um ato de encontro e reencontro na luta pela democracia, pela justiça, pelo desenvolvimento do país”, acrescentou.

O jornalista é “um dos legados que o movimento sindical tem. Viva o Sergio, viva o movimento sindical dos trabalhadores. O Sergio Gomes é vida”, enalteceu o consultor sindical João Guilherme Vargas Netto, uma das inspirações declaradas de Gomes e um dos homenageados na edição de 2022 do Prêmio.

Ana Dias, viúva de Santo Dias da Silva, operário metalúrgico assassinado pela Polícia Militar durante greve em 1979, também recebeu o troféu. A peça, concebida pelo jornalista e artista plástico Enio Squef e pelo fundidor Luciano Mendes, é um busto do sapateiro com ascendência espanhola morto durante a greve geral de 1917.

O idealizador da homenagem, o ativista e senador italiano José Luiz Del Roio, entrega o Troféu José Martinez a Sergio Gomes. Foto: Roberto Parizotti/Fotos Públicas.

Dirceu Travesso, João Felício, José Ibrahim e Oswaldo Barros, já falecidos, foram reconhecidos através de placas de agradecimento pela dedicação à luta dos trabalhadores do país entregues aos seus familiares.

O evento ainda contou com a presença de jornalistas, sindicalistas e artistas. Laerte foi a criadora do cordel “A Vida Eterna de Santo”, editado pela OBORÉ, e que retrata a jornada do operário assassinado rumo à vitória final contra a escravização dos trabalhadores. Foto: Roberto Parizotti/Fotos Públicas.

O prêmio é realizado pelas centrais Intersindical Central da Classe Trabalhadora, CSP-Conlutas, CSB, CTB, CUT, UGT, Força Sindical, NCST, Pública e Intersindical Instrumento de Luta e Organização da Classe Trabalhadora, em parceria com o mandato do deputado estadual Donato (PT). O Centro de Memória Sindical, o Instituto Astrojildo Pereira e o IIEP – Intercâmbio Informações Estudos Pesquisas também participam da sua organização.

A cerimônia aconteceu no Armazém do MST, na capital paulista.

Veja trecho da cerimônia realizada no Armazém do MST, na capital paulista.

Por Camilo Mota

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.