Saúde e globalização virótica é tema do encontro deste sábado, 18, no Repórter do Futuro
Saúde e globalização virótica é tema do encontro deste sábado, 18, no Repórter do Futuro. A atividade começa às 9 horas com café da manhã coletivo na Praça Memorial Vladimir Herzog. A palestra com Gonzalo Vecina será na Sala Sérgio Vieira de Mello, na Câmara Municipal de São Paulo. O convidado participa ainda de coletiva de imprensa e entrevista quebra-queixo sobre a temática.
***
Com o aumento da mobilidade e das atividades comerciais internacionais, por exemplo, vírus e outras doenças infecciosas têm um ambiente propício para se alastrarem em uma velocidade nunca vista antes. Para um vírus não há fronteiras geográficas nem políticas. A globalização virótica é isso: a rápida disseminação de doenças infecciosas em escala mundial. A pandemia de COVID-19 foi um exemplo disto, expondo a vulnerabilidade da nossa estrutura social contemporânea. No encontro deste sábado, o médico sanitarista Gonzalo Vecina irá abordar assuntos dentro desta temática.
Na metodologia especialmente desenvolvida para este projeto de formação, os estudantes dedicam-se a pesquisa prévia sobre o entrevistado e são estimulados a produzir uma peça jornalística a cada encontro. Também recebem orientações por meio de atendimentos individuais prestados por jornalistas experientes que integram a coordenação do projeto. O módulo propõe ainda a realização de uma reportagem de fôlego sobre um ou mais temas discutidos ao longo do curso e produzida em duplas. Trata-se da “Operação Ponto Final”, cuja audição pública acontece no encerramento das atividades do curso.
O Repórter do Futuro conquistou horário permanente na programação da Rede Câmara de São Paulo. Já em sua segunda temporada, é um espaço de veiculação das peças desenvolvidas nos diversos módulos do projeto ao longo do ano. Assista aqui o que já foi ao ar. As peças produzidas neste curso integrarão a terceira temporada do programa, que tem previsão de ir ao ar no segundo semestre deste ano.
O módulo deste ano integra as atividades comemorativas dos 30 anos do Projeto Repórter do Futuro e tem o apoio da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo – Abraji; Escola da Cidade - EC; Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo - IEA/USP; Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas e Sociais – IPFD e Laboratório de Tecnologias Livres da Universidade Federal do ABC – LabLivre / UFABC. A coordenação pedagógica desta edição é dos jornalistas Ronald Sclavi e Sergio Gomes.
Saiba mais sobre o projeto clicando aqui.
Sobre o convidado:
Foto: Reprodução Poder 360.
Médico sanitarista, Gonzalo Vecina é docente da Faculdade de Saúde Pública (USP) e da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV). Foi Secretário da Saude de SP (2003-2004) e primeiro diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde (Anvisa), entre 1999 e 2003.
Veja o que já aconteceu neste módulo:
Encontro de Confraternização e Seleção
Bruno Paes Manso profere aula pública inaugural do 16º curso Descobrir São Paulo
Repórter do Futuro: florestas urbanas é tema do encontro deste sábado, 27
O bom jornalismo também está desafiado a pensar cidades mais saudáveis
Sábado tem bate-papo sobre como construir uma boa reportagem
“Somos contadores de estórias” diz Jorge Araújo em bate-papo sobre práticas no jornalismo
Em coletiva, pesquisador defende necessidade de investimentos na soberania digital do Brasil
Próximo encontro:
15/6/24 - ENCONTRO DE AVALIAÇÃO E ENCERRAMENTO
Feira de Amostras da Operação Ponto Final
SERVIÇO PROJETO REPÓRTER DO FUTURO 2024
16º módulo ‘Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter’
- Datas: 20 de abril a 15 de junho, aos sábados, das 10h às 13h, na Câmara Municipal de São Paulo
- Modalidade: presencial.
- Carga horária: 84 horas, sendo 24h/aula de atividades presenciais + 12h de leituras + 48h de atividades práticas de produção de textos e de reportagens.
- Critério de certificação: certificado concedido apenas aos que obtiverem presença em 100% dos encontros, entrega de 4 textos produzidos a partir das 4 palestras/entrevistas coletivas programadas e entrega da reportagem da Operação Ponto Final feita em dupla.
Realização:
OBORÉ e Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo
Apoio:
- Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo – Abraji - Escola da Cidade
- EC - Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo
- IEA/USP - Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas e Sociais – IPFD.
- Laboratório de Tecnologias Livres da Universidade Federal do ABC – LabLivre / UFABC
Mais informações:
reporterdofuturo@obore.com
Telefone: (11) 2847.4567
Whatsapp: (11) 99320.0068
www.obore.com
Para ficar por dentro de todas as novidades, siga a OBORÉ nas redes sociais: