26/08/2021

Saiba tudo sobre o 16º Congresso da Abraji no blog da cobertura laboratorial do Repórter do Futuro

A equipe da Redação-Laboratório do Projeto Repórter do Futuro esteve reunida neste sábado, 21/8, para acertar os ponteiros e compartilhar práticas e métodos que serão adotados ao longo dos sete dias de congresso.

Em sua 16ª edição, o Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo tratará de temas contemporâneos do Jornalismo – desinformação, uso de dados, novas plataformas e modelos de negócios, por exemplo - e também se dedicará a assuntos clássicos como liberdade de imprensa, liberdade de expressão, cobertura do cenário político do país e homenagens a profissionais de destaque na área.

O encontro preparatório deste sábado foi um momento para compartilhar estratégias e também expectativas tanto para os novatos que participam da atividade pela primeira vez, quanto para os veteranos egressos do Repórter do Futuro e diretores da OBORÉ, parceira da Abraji e responsável pela iniciativa.

Leia também
- O que faz um editor: uma conversa sobre produção de notícias
- Dicas para bem escrever: uma oficina de escrita no Repórter do Futuro

A exemplo de 2020, em função da Covid-19 a cobertura acontecerá inteiramente online. Seguindo os mesmos moldes da edição anterior, a redação colaborativa contará com equipes nucleadas em texto, edição, redes sociais e artes. Um diferencial da edição passada a ser repetido neste ano é a produção de ilustrações exclusivas assinadas por estudantes e recém-formados em jornalismo da própria equipe do Repórter do Futuro.

A redação, formada por pessoas de diferentes gerações, bagagens e experiência, vai trabalhar de modo colaborativo e solidário; trata-se de um processo de aprendizagem no qual toda a equipe está aberta para dividir jeitos e formas de fazer.

Aliás, a premissa da formação é característica central dos módulos do Projeto Repórter do Futuro. Além de todos os encontros preparatórios e da própria cobertura, a equipe promove uma rodada de avaliação no pós-evento para refletir sobre o trajeto percorrido, o aprendizado individual e em grupo, descobrindo e analisando todos os aspectos que envolveram o processo e o produto final.

A redação-laboratório acompanhará tanto o congresso quanto os dois eventos subsequentes: o Seminário de Pesquisa, no sábado, e o 3º Domingo de Dados, no domingo, encerrando a maratona de atividades.

Esta é a 12ª vez que a Redação-Laboratório do Projeto Repórter do Futuro entra em campo para realizar a cobertura colaborativa do congresso. Sob supervisão conjunta da Abraji e OBORÉ, a equipe da redação laboratorial - formada por aproximadamente 40 voluntários - cobrirá ce cerca de 70 painéis da programação e alimentará tanto o blog oficial quanto as redes sociais da entidade promotora.

Acesse o site oficial da cobertura
Inscreva-se

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.