22/04/2003

Saem os três primeiros títulos da coleção ComunicAção

A editora Paulus e a Livraria Cultura lançam nesta quarta os três primeiros livros da Coleção ComunicAção: História do Pensamento Comunicacional, do professor José Marques de Melo, Mídia e Poder Simbólico, do jornalista Luís Sá Martino, e O habitus na comunicação, obra conjunta do professor Clóvis de Barros Filho e de Sá Martino.
 
História do Pensamento Comunicacional reúne artigos e conferências que marcaram a trajetória acadêmica de Marques de Melo. O autor traça um panorama do desenvolvimento da comunicação, desde Aristóteles à atualidade, passando pelo sistema comunicacional latino-americano e brasileiro.
 
Professor Emérito da Escola de Comunicação e Artes da USP e Titular da Cátedra UNESCO/UMESP, Marques de Melo elabora perspectivas para o futuro da comunicação na América do Sul.
 
Livro de estréia de Luis Sá Martino, Mídia e poder simbólico é uma obra de Teoria da Comunicação que trabalha um paradoxo de poder: a disputa entre religiões que pregam a fraternidade, tendo como front a mídia. O autor foi buscar as principais idéias sociológicas sobre o assunto - Marx, Weber, Durkheim, Bourdieu - para compreender melhor o objeto de estudo, abrindo caminho para as ciências sociais. De um lado, teoria da comunicação, de outro, a obra de Pierre Bourdieu. Como exemplos, a mídia das instituições religiosas.
 
Estudo sobre as razões práticas da produção da notícia, O habitus na comunicação mostra como o "faro da notícia", o feeling do jornalista, o "reflexo da pauta" e outras capacidades apresentadas como fruto de um talento individual e autonomia são, na verdade habilidades adquiridas no cotidiano.
 
O lançamento da coleção será amanhã (23), na Livraria Cultura, no Conjunto Nacional - Av. Paulista, 2073 - Cerqueira César - às 18h30. Informações: (11) 5087.3734 - imprensa@paulus.com.br
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.