06/08/2021

Repórteres do Futuro conversam com direção da Abraji sobre 16º Congresso

Uma das preocupações da equipe organizadora do 16º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji foi trazer vozes e personalidades de diferentes localidades do mundo. Jornalistas e veículos de imprensa do Brasil, da Ásia, América do Norte e América Latina irão marcar presença no evento que acontece agora no fim de agosto e se propõe a ser um dos maiores do segmento jornalístico no país.

As perspectivas sobre organização, cronograma, propostas e objetivos centrais do congresso foram compartilhadas pelo presidente da Abraji Marcelo Träsel e pela secretária executiva da instituição Cristina Zahar durante atividade do módulo de preparação da Redação Laboratório do Projeto Repórter do Futuro no último sábado, 31 de julho.

Em 2021, a redação laboratório do PRF completa sua décima segunda edição atuando na cobertura oficial do evento e é composta por uma equipe diversa de jornalistas experientes, jovens repórteres e estudantes que cuidam de todas as frentes de cobertura do evento, desde a produção de notícias no blog oficial até a criação conteúdo para as redes sociais.

Leia também
- Pelo 12º ano consecutivo, Projeto Repórter do Futuro ativa a Redação laboratorial para cobrir a edição 2021 do Congresso da Abraji
- Com máscara e distanciamento: repórteres do futuro vão às ruas para descobrir São Paulo

Cristina Zahar apontou que quando a Abraji pensa na grade de programação do evento, essa construção é feita de maneira colaborativa entre associados, diretoria e apoiadores da instituição, com a reunião de dados de percepção da edição anterior do congresso e coleta de sugestões para as edições seguintes.

Como se trata de um evento jornalístico, Zahar destaca que não é possível fugir de temas atuais como desinformação, notícias falsas e ataques à imprensa. Neste ano o congresso também aborda modelos de negócios, storytelling e sustentabilidade, um dos temas que mais tem crescido nos últimos tempos dadas as condições de mudanças climáticas.

Cristina Zahar também reforçou que houve uma preocupação de incluir reportagens que foram destaque ao longo do ano como o caso do Tratoraço, que apontou suposto esquema de orçamento paralelo feito pelo governo federal; das "rachadinhas", uma investigação sobre o confisco de salários de assessores de gabinete por parte de parlamentares, e o podcast UOL Investiga, que traz em sua primeira temporada a temática A vida secreta de Jair, com investigação da jornalista Juliana Dal Piva sobre o envolvimento direto do atual presidente da república em esquema ilegal de entrega de salários de assessores.

A cobertura de política também será central nas discussões do congresso. Träsel reforçou aos repórteres do futuro a importância que a profissão exerce neste momento em que o país vem sofrendo ataques à democracia e do que ele chama de tentativas golpistas. O presidente da Abraji também destacou que existem retrocessos muito latentes no acesso à informação pública e que a LGPD, a Lei Geral de Proteção de Dados, tem sido instrumentalizada por órgãos públicos a fim de dificultar o acesso à informação.

Para ele, uma das ferramentas de grande importância no jornalismo atualmente é a Lei de Acesso à Informação (LAI) e utilizá-la é uma forma de mostrar ao poder público que existem pessoas olhando para ela, que ela não está simplesmente solta ou ignorada.

O encontro com os representantes da Abraji marca a segunda atividade de preparação dos repórteres do futuro para a cobertura do evento, que acontece de 23 a 29 de agosto. No sábado 24 de julho, a educadora Ausônia Donato conversou com a equipe sobre a importância da preparação e do estudo para o exercício da profissão. Outros encontros envolvendo oficina de texto, redes sociais e edição ainda estão previstos para os próximos sábados que antecedem a cobertura do congresso.

Conheça o Blog da cobertura.
Leia as reportagens escritas no ano passado: https://congressoabraji.blogspot.com


Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.