01/03/2023

Repórter do Futuro ganha horário regular na programação da TV Câmara

Assista toda segunda-feira, às 16h30, no site da RedeCamaraSP. Os episódios da primeira temporada resultam de produções feitas por participantes do Projeto Repórter do Futuro em 2022.

Está no ar a primeira temporada do programa Repórter do Futuro, fruto da parceria entre a OBORÉ, a Escola do Parlamento e a TV Câmara, da Câmara Municipal de São Paulo. O programa é um espaço para estudantes de jornalismo publicarem suas reportagens desenvolvidas durante os diferentes módulos do Projeto Repórter do Futuro - PRF.

A primeira temporada exibe dez reportagens produzidas nos módulos “Descobrir São Paulo, descobrir-se repórter" e “Cinema e Jornalismo: luzes sobre São Paulo” realizados no 1º semestre deste ano. Os jornalistas Augusto Oliveira e Amanda Stabile, egressos do PRF, conduzem esta temporada com programas que intercalam reportagem e entrevista com as equipes sobre os bastidores das suas produções.

"Participar como apresentadora dessa nova fase do projeto é uma honra e uma aventura, especialmente por enxergarem uma capacidade em mim que eu nunca sequer havia imaginado e que está sendo uma delícia desenvolver”, diz Amanda.

Para Augusto, que atua como apresentador junto com Amanda, ter a TV Câmara como plataforma parceira “é um caminho fundamental para democratizar a televisão pública principalmente para a juventude que tem muito a dizer e muito a construir em prol de uma cidade mais sustentável e mais justa”.

As reportagens da temporada de estreia jogam luz em temas cotidianos dos moradores da cidade. A primeira delas, veiculada em 8 de novembro, por exemplo, destrincha as nuances da relação entre os cidadãos e as árvores urbanas em Sapopemba, bairro da zona leste de São Paulo.

“No meio do caminho tinha uma árvore” foi produzida por André Derviche, Karen Ramos,Thaís Magalhães-Manhães, Thiago Ortat e Vinícius Munhoz no âmbito do módulo “Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter”. A reportagem, que tem 10m22s de duração, é resultado de 3 meses de trabalho de apuração da equipe. Ao todo, foram mais de 6 horas de material gravado no local, além de entrevistas com gestores e especialistas.

O programa Repórter do Futuro vai ao ar toda segunda-feira às 16h30 no site da TV Câmara.
As produções ficam disponíveis também no canal do YouTube da TV Câmara.

Repórter do Futuro: cursos de complementação universitária

Uma realidade comum à grande maioria dos estudantes de jornalismo é concluir o curso sem ter publicado ao menos uma grande reportagem. O PRF propõe-se, no entanto, a preencher esta lacuna.

Ao final de cada módulo, os alunos são convidados a produzir reportagens, documentários e outras peças jornalísticas e estimulados a publicarem em algum veículo que tenha editor ou editora responsável.

As aulas acontecem no sistema de “sala de aula invertida”, em que o aluno é incentivado a se preparar antes dos encontros, ter uma posição proativa em sua aprendizagem. E utiliza recursos como Conferência de Imprensa e Entrevista Coletiva para praticar algumas das habilidades importantes da profissão.

As atividades dos módulos têm uma abordagem bastante prática, e durante os encontros os coordenadores incentivam a discussão sobre temas e pautas de interesse público.

Neste ano, os alunos que participaram do 15º módulo “Descobrir São Paulo, descobrir-se repórter”, por exemplo, fizeram pesquisa de campo em alguns parques municipais da cidade: passaram uma noite no Parque Natural Municipal do Varginha e do Bororé, fizeram observação de aves, conheceram produtores da agricultura orgânica e conheceram a realidade de moradores locais.

Saiba mais
Programa Repórter do Futuro
1ª temporada
Assista no site da TV Câmara às segundas-feiras, às 16h30.
Série também disponível do Canal do YouTube da TV Câmara

Núcleo interno de produção: Sergio Gomes, Ronald Sclavi, Luana Copini, Cristina Cavalcanti, Amanda Stabile e Augusto Oliveira.

Texto de Thaís M.Manhães com edição de Ana Luisa Zaniboni Gomes.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.