25/04/2025

Repórter do Futuro aborda arte, memória e direitos humanos

Por Thaís Manhães

A programação deste final de semana, 26 e 27 de abril, do 17º Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter, coloca em pauta a arte urbana em diálogo com os espaços de cultura tradicionais e a defesa aos direitos trabalhistas. No sábado, 26, os Repórteres do Futuro participam de palestra itinerante pelo centro da capital e fazem dobradinha no Paço das Artes e Theatro Municipal. No domingo, participam do Ato e Canto Pela Vida, evento político que toma lugar na Praça Memorial Vladimir Herzog.

Estudantes do 17º Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter durante atividade em 12 de abril de 2025. Foto: Júlia Sardinha/PRF.

O ponto de encontro para o sábado, 26, será na Casa Mario de Andrade (R. Lopes Chaves, 546 - Barra Funda, São Paulo - SP), às 9 horas. Domingo, 27, o ponto de encontro é a Praça Memorial Vladimir Herzog às 10 horas. A Praça é um espaço de memória localizado no centro da cidade de São Paulo, logo atrás da Câmara Municipal. O local expõe diferentes instalações artísticas dos artistas Elifas Andreato e Renato Aroeira que remetem ao legado do jornalista Vladimir Herzog, assassinado durante a ditadura militar brasileira. O espaço contém ainda os nomes dos jornalistas vencedores de diferentes edições do prêmio homônimo de Anistia e Direitos Humanos.

Sábado o encontro será conduzido por Kleber Pagu, produtor cultural, artivista e sociólogo, presidente do Instituto CEU. Pagu, que atua no reconhecimento e preservação das Artes Urbanas produzidas no país, irá guiar a 17ª turma em diferentes pontos de grafites pelo centro de São Paulo, trazendo referências artísticas, políticas e culturais sobre cada um deles. Na sequência, Fernanda Bueno, coordenadora artística do Ballet da Cidade, e equipe do Theatro, recebe os jovens e comanda uma visita guiada ao Paço das Artes e ao Theatro Municipal.

O convidado do dia seguinte será o vereador professor Eliseu Gabriel (PSB), reconhecido pela seriedade, dedicação ao trabalho e capacidade de articulação. Eliseu fará uma Aula Pública sobre "São Paulo e seus Espaços de Memória" apresentando referências e abrindo debates sobre o tema.

Após o encontro com os jovens, ainda no domingo, 27, às 11 horas, inicia na Praça o Ato e Canto Pela Vida, manifestação política em sua segunda edição, e parte da programação desta edição do módulo. O Ato é um encontro de arte, reflexão e solidariedade em memória das vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. A manifestação política toma lugar no evento mensal Todo Mundo Tem Que Falar, Cantar e Comer, que tem a OBORÉ como uma das entidades apoiadoras, e que ocupa o espaço de memória desde 2022 realizando mais de 30 edições no local. As entidades apoiadoras do Ato escreveram um manifesto disponível aqui.

Repórter do Futuro: Aula Magna com Nabil Bonduki será neste sábado, no Centro MariAntonia

Aula Magna e seleção para o 17º Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter reuniu 95 estudantes neste sábado, 29

Aula inaugural do 17º Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter será neste sábado, 12

Mobilidade sustentável é pauta em módulo do Projeto Repórter do Futuro

Veja o álbum de fotos do primeiro fim de semana!

Sobre o Repórter do Futuro

Trata-se de um projeto de formação iniciado em 1994 pela OBORÉ com a proposta de complementar as atividades práticas laboratoriais de alunos matriculados nos cursos de Jornalismo com foco no estímulo à prática reflexiva e no exercício da reportagem. Ao longo de quase três décadas de existência, desenvolveu e aperfeiçoou uma metodologia própria para conduzir pedagogicamente suas atividades por meio de Conferências de Imprensa seguidas de Entrevistas Coletivas.

Os alunos são acompanhados, de forma individual, na produção de seus textos e, ao final do módulo, desenvolvem uma produção jornalística - impressa, radiofônica, televisiva ou multimídia - a partir de uma reportagem de fôlego, com foco no empenho para sua publicação. É a chamada Operação Ponto Final, que neste projeto é desenvolvido em duplas e no bairro de livre escolha dos estudantes. Com esta proposta pedagógica, são igualmente beneficiados por esta formação os estagiários de comunicação que atuam nos gabinetes dos vereadores da Câmara Municipal.

A Escola do Parlamento

A Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo foi criada pela Lei nº 15.506 de 13 de Dezembro de 2011, com o objetivo de oferecer aos parlamentares e munícipes subsídios para identificar a missão do Poder Legislativo e desenvolver programas de ensino, cursos e eventos direcionados à formação e à qualificação de lideranças comunitárias e políticas.

Desde sua criação a Escola do Parlamento adotou como missão institucional a promoção de eventos voltados à formação e à educação em cidadania e política de cidadãos e servidores, além de uma série de cursos de curta duração, ciclos de debates e seminários sobre temas centrais da cidade de São Paulo. Neste sentido, destacam-se a abordagem de temas como mobilidade, cultura, imigração, população em situação de rua, questões de gênero e reforma política.

A parceria com a OBORÉ constitui importante frente de atuação da Escola na promoção da educação política dos cidadãos e profissionais que lidam diariamente com a realidade e os dilemas metropolitanos, como saúde, educação, transporte, cultura e violência. Das 17 edições do módulo Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter, 14 foram realizadas no escopo desta parceria com o propósito de qualificar estudantes de jornalismo para uma cobertura crítica e aprofundada da nossa cidade.

SERVIÇO

PROJETO REPÓRTER DO FUTURO
17º módulo Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter
De 12 de abril a 31 de maio de 2025

Conheça a programação

Realização:
OBORÉ
Escola do Parlamento | CMSP

Apoio:
Abraji - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo
IPFD - Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão de Políticas Públicas e Sociais
Centro MariAntonia da USP

Mais informações:

reporterdofuturo@obore.com
(11) 2847.4567
Visite nosso site
www.obore.com

Você já segue as redes sociais da OBORÉ? Se ainda não, visite e conheça mais do nosso trabalho que distribuímos por lá também:

Instagram, Facebook, LinkedIn, YouTube, TikTok.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.