09/10/2020

Prêmio Jovem Jornalista e a pandemia do coronavírus

Na última quinta-feira (1), o 12º Prêmio Jovem Jornalista recebeu o sanitarista e docente da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP) Gonzalo Vecina Neto para uma Aula Magna sobre a pandemia do novo coronavírus no Brasil. Na videoconferência, os participantes se prepararam para a etapa prática do prêmio, que prevê a produção de grandes reportagens.

Em sua fala como especialista na área da Saúde, Vecina abordou não apenas aspectos médicos da doenças, como formas de contágio e prevenção, mas também seu lado social, evidenciando como a covid-19 tem afetado especialmente a parcela mais pobre da população.

Com esse panorama geral, os estudantes serão divididos em 10 grupos e contarão com acompanhamento de jornalistas mentores, que os ajudarão na escrita de uma reportagem sobre os “Retratos do Brasil na pandemia”, em formatos e suportes de livre escolha. As atividades serão entregues no dia 8 de dezembro

Série de lives

Na primeira etapa do prêmio, os participantes foram convidados a acompanhar uma série de quatro lives ao longo do mês de setembro, contando com a participação de acadêmicos e figuras da Imprensa brasileira. As discussões sobre o jornalismo nacional foram transmitidas através do YouTube e estão disponíveis ao público na plataforma.

Em 3 de setembro, a jornalista Patrícia Campos Mello, escritora do livro “A máquina do ódio: Notas de uma repórter sobre fake-news e violência digital”, se uniu a Eugênio Bucci, Professor Titular da ECA-USP (Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo), para discutir o “Jornalismo e jornalistas em tempos de fake news e desinformação”. A conversa foi mediada por Samuel Lima, jornalista e professor UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).

Também participaram deste primeiro encontro Rogério Sottili, diretor-executivo do Instituto Vladimir Herzog, Giuliano Galli, coordenador de Jornalismo e Liberdade de Expressão do Instituto Vladimir Herzog, e Ana Luísa Zaniboni Gomes, curadora do Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão.

Na semana seguinte, em 8 de setembro, o tema “Jornalismo de dados, acesso à informação e transparência: discutindo recursos e métodos” foi abordado pelos jornalistas Marina Iemini Atoji, especialista em Lei de Acesso a Informações (LAI), e Marcelo Soares, diretor da empresa Lagom Data. Já a jornalista e professora Avelina Castro foi a responsável pela mediação.

Já no dia 17, durante a penúltima live, Flavia Lima, a ombudsman da Folha de S. Paulo, discutiu o tema “Por um Jornalismo forjador de culturas, identidades e diversidades” ao lado da jornalista, pesquisadora e escritora Bianca Santana, com mediação de Ricardo Alexino, professor da ECA-USP.

Por fim, no dia 22, o jornalista Juca Kfouri esteve com Renato Aroeira, cartunista, chargista e músico, para conversar sobre o “Jornalismo como pilar da Democracia e dos Direitos Humanos”, em encontro mediado por Adriana Santana, jornalista, professora e pesquisadora da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco).

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.