16/04/2024

Praça Vladimir Herzog recebe Ivan Vilela e ato em solidariedade ao povo palestino

O evento começou, na Praça Vladimir Herzog, começou às 11 horas, com a chegada dos amigos que colocam o evento de pé, os testes de som e o preparo da caipirinha, feita com cachaça mineira, servida para quem quiser “pegar”. Logo em seguida, o artista, compositor e violeiro Ivan Vilela abraçou o instrumento que ressoa seu talento numa apresentação de músicas que saúdam as culturas nordestina, mineira e árabe.

***

Nas panelas, a dona Dudú, acompanhada de sua filha Keilla Giroto, diretora da Escola de Ensino Municipal Fundamental Vladimir Herzog e que celebrou o aniversário na festa, preparou um Cuscuz Paulista, acompanhado com bolo gelado de coco e maracujá. A regra é a mesma de sempre: quem pode, paga, e quem não pode, pega. Dos participantes aos transeuntes e as pessoas em situação de rua, todos se sentam à mesa, num ato revolucionário de inclusão e participação que a cidade não mais oferece.

Participantes do evento durante perfomance em solidariedade ao povo palestino. Foto: Jorge Araújo.

Mais para o fim do evento, a performance “Grito de Gaza” chamou a atenção pela representação dos ataques aos civis cometidos por Israel na Palestina. O ato foi idealizado e realizado pelos jornalistas Ênio Squeff e Shellah Avelar, e pelo fotojornalista Jorge Araújo. Até o momento, 33.729 vidas foram assassinadas pelo exército de Israel, entre elas 13 mil crianças e 103 jornalistas. As imagens feitas na Praça Vladimir Herzog correram o mundo através do portal Fotospublicas.com .

O jornalista Sérgio Gomes, diretor da OBORÉ e um dos integrantes do coletivo Café Sem Pauta, que idealizaram o evento cultural no espaço, foi homenageado por Sergio Decourt, fotógrafo e amigo desde a época do ginásio – os dois foram colegas de classe. Decourt entregou ao Serjão a “Lista dos Inesquecíveis”, contendo mais de 200 nomes de pessoas que lutaram pela democracia no Brasil nos anos de Ditadura, muitas delas assassinadas e desaparecidas até hoje.

Mensalmente, o evento conta também com a presença e colaboração do coletivo Paulo Freire Zona Norte, que também apoia o evento e recolhe e doa livros de vários gêneros literários a todos que passam pelo evento.

Discursos e agradecimentos deram um tom especial para este domingo de celebrações na Praça Valdimir Herzog, que não por acaso leva o nome do grande jornalista e patrono do espaço que tombou na luta por um país democrático e com liberdade de expressão. A luta de Vlado é sempre lembrada, pois morre o mensageiro não a mensagem.

O “Todo Mundo Tem Que Falar, Cantar e Comer!” conta com apoio da Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos de São Paulo, Banca Livraria dos Jornalistas Vladimir Herzog, Canal da Praça, Centro Acadêmico Vladimir Herzog (Cásper Líbero), Coletivo Café Sem Pauta, Coletivo Paulo Freire Zona Norte, Colibri & Associados Comunicações, FotosPúblicas.com, Instituto Premier, Instituto Vladimir Herzog, OBORÉ, Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo e da Câmara Municipal de São Paulo.

Confira a íntegra do evento aqui.

Por Canal da Praça

Siga o Canal da Praça nas redes: instagram | twitter

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.