15/02/2024

Praça Vladimir Herzog celebra 470 anos de São Paulo com Trio Gato com Fome e Leonardo Boff

Além da apresentação musical com samba paulistano, edição deste domingo (28/1) do evento “Todo mundo tem que falar, Cantar e Comer” terá lançamento de livros; o cachorro-quente no cardápio e sorteio de estadia em São João Del Rei completam a atividade gastronômica e cultural.

A primeira edição do ano do “Todo Mundo Tem Que Falar, Cantar e Comer” acontece neste domingo (28/01), a partir das 12h, na Praça Memorial Vladimir Herzog e Espaço Cultural a Céu Aberto Elifas Andreato, que fica no Bairro da Bela Vista, região central de São Paulo.

No palco, o Trio Gato com Fome canta o samba paulistano em homenagem ao aniversário da cidade, que completa 470 anos no dia 25. Formado por Cadu Ribeiro (pandeiro), Gregory Andréas (cavaquinho) e Renato Enoki (violão 7 cordas), o grupo, na estrada há mais de dez anos, apresenta repertório próprio e trabalhos de compositores como Alcebíades Nogueira, Osvaldinho da Cuíca, Rolando Boldrin, Adoniran Barbosa e Conde, autor de "Bacharel de Gafieira", samba que inspirou o nome do trio com o verso "gato quando está com fome come até sabão".

Card 1 de divulgação da edição de janeiro de 2024.

O evento conta ainda com a presença do filósofo e teólogo Leonardo Boff, autografando “Terra madura”, livro em que propõe reflexão sobre “uma nova teologia da vida” e aborda a premência de que os seres humanos vivam em harmonia com a natureza, preservando o Planeta.

O jornalista Eduardo Reina também prestigia o evento com o lançamento de “Cativeiro sem fim”, que conta as histórias de sequestros e apropriação de 19 bebês, crianças e adolescentes filhos de militantes de esquerda ou de pessoas contrárias ao regime ditatorial por agente das forças militares no Brasil nas décadas de 1960 e 1970.

"Para completar a sessão de autógrafos, o jornalista e escritor Gilvan Ribeiro apresenta sua publicação mais recente, "Malês: A revolta dos escravizados na Bahia e seu legado", um relato sobre a Revolta dos Malês e seu impacto na sociedade brasileira."

Ronald Sclavi se encarrega do cardápio e prepara o “Cachorro-quente do futuro”, com o apoio de estudantes, recém-formados e repórteres de futuro. Como sempre, vale o mote “quem pode, paga; quem não pode, pega”, com os quitutes para todos os participantes.

Card 2 de divulgação da edição de janeiro de 2024.

Por fim, acontecerá o terceiro sorteio para estadia de um final de semana na pousada da família de Alexandro Fernando em São João Del Rei entre os que adquirirem os cartões postais da Praça Vladimir Herzog, cuja venda visa contribuir com o fundo de manutenção do espaço.

O “Todo mundo tem que falar, cantar e comer!” é uma realização do Instituto Elifas Andreato com o apoio do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (SEESP), além de Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos de São Paulo, Banca Livraria dos Jornalistas Vladimir Herzog, Canal da Praça, Coletivo Café Sem Pauta, Coletivo Paulo Freire, Colibri & Associados Comunicações, FotosPúblicas.com, Instituto Paulo Freire, Instituto Premier, Instituto Vladimir Herzog, Oboré e Câmara Municipal de São Paulo.

Agenda
Todo Mundo Tem Que Falar, Cantar e Comer!
Data: 28 de janeiro
Horário: a partir das 12h
Local: Praça Memorial Vladimir Herzog – Espaço Cultural a Céu Aberto Elifas Andreato (atrás da Câmara Municipal de São Paulo e em frente à Praça da Bandeira

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.