08/03/2024

Maria Victória Benevides participa de lançamento de campanha sobre Direitos Humanos, em SP

No último dia 4 de dezembro, a Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo, foi palco do lançamento público da campanha "Direitos Humanos, Direito da Gente!” e do encerramento do módulo "Correspondentes da Cidadania", do Projeto Repórter do Futuro. As atividades foram desenvolvidas durante todo o ano de 2023, fruto da parceria entre OBORé, IPFD e Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) da Prefeitura de São Paulo. Soninha Francine, secretária da pasta, conduziu o evento que reuniu participantes engajados na promoção dos direitos humanos e na valorização da cidadania.

***

A professora Maria Victória Benevides, referência na luta e promoção dos Direitos Humanos, compartilhou o palco com o jornalista e coordenador da OBORÉ, Sergio Gomes, em uma conversa que destacou o papel importante do reconhecimento dos Direitos Humanos pelos governos ao longo das décadas.

“Nós temos que reconhecer que existem direitos, nós, eu digo, sociedade, mas basicamente os governos e as autoridades. Tem que reconhecer que há direitos e que por serem Direitos Humanos, não podem ser negados a ninguém. Basta ter nascido com vida que já é legitimamente credor de Direitos Humanos”, afirmou a professora emérita da USP.

Da direita para esquerda: Secretária Soninha Francine, jornalista e coordenador da OBORÉ Sergio Gomes e as jornalistas recém-formadas Karen Ramos e Natasha Meneguelli. Foto: Thaís Manhães.

O momento também contou com a participação especial de duas jornalistas recém-formadas que integraram o módulo "Correspondentes da Cidadania": Natasha Meneguelli e Karen Ramos. Elas compartilharam suas experiências e pensamentos sobre o papel da mídia na promoção dos Direitos Humanos e na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Aline Miranda, Edilene Oliveira, Stefanie G. Dusse e Vinícius Munhoz, estudantes e recém-formados que participaram do módulo subiram também ao palco para troca de experiências do processo de produção das peças jornalísticas.

A campanha educativa “Direitos Humanos, Direito da Gente!”, tem como objetivo disseminar informações sobre a extensa rede de serviços de direitos humanos disponíveis à população paulistana. A iniciativa busca fortalecer a consciência cidadã e promover o acesso aos serviços essenciais que garantem a dignidade e os direitos de todos. As peças da campanha contaram com o traço marcante da cartunista Laerte Coutinho.

O evento marcou ainda o encerramento do módulo "Correspondentes da Cidadania" realizado para disseminar as estruturas e rede de serviços de direitos humanos na cidade por meio do jornalismo. Quatro participantes do programa foram convidados ao palco para relatar suas experiências no processo produtivo e destacar a importância do contato com as coordenações da Secretaria na construção de uma abordagem mais eficaz e inclusiva das peças jornalísticas.

Veja aqui o e-book com as produções dos estudantes do módulo.

O lançamento da campanha e o encerramento do módulo representaram momentos significativos de engajamento cívico, reflexão e colaboração, consolidando esforços em prol dos Direitos Humanos e da construção de uma sociedade mais justa.

Por Thaís Manhães.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.