Jovens repórteres exploram arte e memória nos espaços públicos de São Paulo
Por Júlia Sardinha
Estudantes do 17º módulo Descobrir São Paulo, Descobrir-se São Paulo nas escadarias do Theatro Municipal, na Praça Ramos de Azevedo. Sábado foi dedicado ao passeio pelo Minhocão, percorrendo com Kleber Pagu um grande corredor de arte urbana; a uma visita guiada ao Municipal pelo grupo de ação educativa do Theatro e também à Praça das Artes, sede do Ballet da Cidade, pelas mãos de Fernanda Bueno. Foto: Luana Copini / OBORÉ.
No segundo final de semana de estudos, o 17º módulo Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter, realizou passeio guiado para conhecer obras de arte urbana a céu aberto no Minhocão, visita ao Theatro Municipal e Praça das Artes e Aula Pública na Praça Vladimir Herzog.
O ponto de encontro da vez foi na Casa Mário de Andrade, na Barra Funda. As conversas e reflexões do dia já começaram em frente ao local, junto com Kleber Pagu e Fernanda Bueno, ativistas e gestores culturais convidados para comandar a aula-passeio. Dali, os jovens repórteres partiram para o Elevado Presidente João Goulart, o Minhocão.
17º grupo em reunião em frente à Casa Mario de Andrade, no início do sábado, 26 de abril. Foto: Thaís Manhães/OBORÉ.
Kleber Pagu é responsável pela realização de mais de 300 murais de grafite em laterais de prédios e por outras instalações de grande porte em espaços públicos de diferentes cidades do Brasil e do mundo. Curador das manifestações artísticas expostas no Minhocão, o artista guiou os estudantes entre as obras e trouxe reflexões sobre a arte urbana na cidade de São Paulo, capital que concentra numerosos polos de arte a céu aberto. “O maior do mundo”, destaca o artista.
Estudantes em caminhada pelo Minhocão com Kleber Pagu, artivista, produtor cultural e presidente do Instituto CEU, no último sábado, 26 de abril. Foto: Thaís Manhães/OBORÉ.
Debates sobre arte continuaram, agora com a jornalista e bailarina Fernanda Bueno, atual coordenadora artística do Ballet da Cidade, que guiou os alunos até o Theatro Municipal de São Paulo e até a Praça das Artes, ambos no centro antigo da cidade. Das peças de arte urbana do Minhocão, os repórteres foram levados a questionar sobre o acesso à cultura e aos espaços de manifestações artísticas, sobretudo o Theatro, que foi construído pensado para a elite brasileira do século passado.
Estudantes durante visita ao Theatro Municipal, no último sábado, 26 de abril. Foto: OBORÉ.
No domingo (27), as indagações sobre memória, cultura e cidadania foram discutidas na Aula Pública proferida pelo vereador Professor Eliseu Gabriel (PSB), na Praça Vladimir Herzog. Os estudantes aprenderam sobre a importância dos espaços públicos de memória da capital paulista, caso da própria praça em que se encontraram. A partir do tema, Eliseu Gabriel apresentou referências, abriu debates e respondeu perguntas dos jovens repórteres.
Eliseu Gabriel, físico, gestor público e vereador (PSB) durante Aula Pública na Praça Memorial Vladimir Herzog. Foto: Thaís Manhães/OBORÉ.
Ainda no domingo, o grupo participou, ali mesmo na Praça, da segunda edição do Ato e Canto Pela Vida, manifestação política de solidariedade em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. O Ato foi parte do evento mensal “Todo Mundo Tem Que Falar, Cantar e Comer”, realizado todo último domingo de cada mês na Praça há mais de 30 edições e conta com a OBORÉ como uma das entidades promotoras.
Para saber mais sobre as próximas atividades do 17º módulo Descobrir São Paulo, Descobrir-se São Paulo, acompanhe a OBORÉ pelas redes sociais.
Relembre aqui o 1º final de semana do PRF.
Veja as fotos do encontro aqui.
Saiba aqui como foi a segunda edição do Ato e Canto Pela Vida.
SERVIÇO
PROJETO REPÓRTER DO FUTURO
17º módulo Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter
De 12 de abril a 31 de maio de 2025
Realização:
OBORÉ
Escola do Parlamento | CMSP
Apoio:
Abraji - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo
IPFD - Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão de Políticas Públicas e Sociais
Centro MariAntonia da USP
Mais informações:
reporterdofuturo@obore.com
(11) 2847.4567
Visite nosso site www.obore.com
Você já segue as redes sociais da OBORÉ? Se ainda não, visite e conheça mais do nosso trabalho que distribuímos por lá também: