23/10/2023

Instituto Vladimir Herzog exibe minidocumentários jornalísticos produzidos por estudantes de jornalismo

Estudantes de jornalismo vencedores da 15ª edição do Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão apresentam na próxima segunda-feira, 23 de outubro, os três minidocumentários produzidos no âmbito do projeto liderado pelo Instituto Vladimir Herzog.

Card de divulgação da cerimônia de premiação do 15º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão - 2023. Foto: divulgação.

O evento acontece no Itaú Cultural, em São Paulo, a partir das 18h, e terá a presença de importantes nomes do jornalismo brasileiro. Para participar, é necessário se inscrever aqui.

Os minidocumentários que serão exibidos no Itaú Cultural são fruto de um longo trabalho que começou com a inscrição de propostas de pauta sobre o tema “Novas e velhas lutas: qual o papel do jornalismo na reconstrução do Brasil?”. As três melhores propostas foram selecionadas pelo Instituto Vladimir Herzog e receberam uma bolsa e a mentoria de jornalistas profissionais para serem transformadas em mini documentários jornalísticos.

15 anos de história
O PJJ chega a sua 15ª edição. Ao longo destes 15 anos, a iniciativa possibilitou que jovens estudantes desenvolvessem importantes trabalhos jornalísticos sobre os direitos humanos. A iniciativa busca contribuir com a formação de estudantes de jornalismo de todo o território nacional, simulando a lógica de uma redação profissional.

Desde sua criação, o prêmio viabilizou cerca de 70 reportagens de importante conteúdo investigativo. Além disso, foram mais de 2.800 estudantes inscritos, 198 universidades e faculdades de Comunicação e mais de 700 professores orientadores.

A iniciativa é uma homenagem ao jornalista Fernando Pacheco Jordão, que sempre se preocupou com o desenvolvimento dos jovens profissionais de imprensa. Falecido em 2017, Pacheco Jordão atuou na redação de importantes meios da imprensa nacional, incluindo emissoras de rádio, de televisão e jornais de circulação nacional.

Confira aqui a lista dos vencedores desta 15ª edição, que terão seus trabalhos exibidos no dia 23 de outubro, no Itaú Cultural.

O Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão é uma realização do Instituto Vladimir Herzog, desenvolvida com o apoio de Oboré Projetos Especiais, Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e Periferia em Movimento. O patrocínio é de Petrobras, Caixa e Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

Serviço:
Cerimônia do 15º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão

Data: 23/10/2023
Horário: A partir das 18h
Local: Itaú Cultural (Avenida Paulista, 149 – Bela Vista – São Paulo/SP)
Inscrições limitadas, aqui.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.