25/03/2024

Inscrições abertas para a 16ª edição do módulo Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter

Até 31 de março, o Projeto Repórter do Futuro recebe inscrições para o 16º curso Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter, módulo promovido pela OBORÉ em parceria com a Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo. Os encontros ocorrerão entre os dias 6 de abril e 15 de junho, sempre aos sábados pela manhã. Ao todo, serão selecionados 20 estudantes universitários de graduação que tenham interesse nessa área do jornalismo. Para participar da seleção, basta preencher a ficha de inscrição disponível neste site. Saiba mais.

***

Entender os principais temas que desafiam as gestões de megalópoles como São Paulo é vital para quem pretende ser repórter. O curso Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter, que neste ano completa 16 edições, aposta na prática reflexiva da atividade jornalística a partir da cobertura do funcionamento da cidade.

Os encontros ocorrerão entre os dias 6 de abril e 15 de junho, sempre aos sábados pela manhã. Neles, os 20 estudantes selecionados participarão de Conferências de Imprensa com convidados destacados em suas áreas de atuação, seguidas de coletivas de imprensa – momento em que os alunos vivenciarão situações muito comuns do cotidiano profissional.

Na metodologia especialmente desenvolvida para este projeto de formação, os estudantes também são estimulados a produzir uma peça jornalística a cada encontro e recebem orientações por meio de atendimentos individuais prestados por jornalistas experientes que integram a coordenação do projeto. O módulo propõe a realização de uma reportagem de fôlego sobre um ou mais temas discutidos ao longo do curso e produzida em duplas. Trata-se da “Operação Ponto Final”, que tem audição pública no encerramento das atividades.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 31 de março neste link.

O Encontro de Confraternização e Seleção será no sábado, 6 de abril, das 10h às 13h, no Auditório Vladimir Herzog do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de S. Paulo ( Rua Rego Freitas, 530 – sobreloja – Vila Buarque, perto da estação República do Metrô). Os candidatos serão avaliados pelo grau de interesse no tema, domínio da língua portuguesa e potencial de aproveitamento manifestado no dia da seleção.

O módulo deste ano tem o apoio da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo – Abraji; Escola da Cidade - EC; Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo - IEA/USP; Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas e Sociais – IPFD e Laboratório de Tecnologias Livres da Universidade Federal do ABC – LabLivre / UFABC. A coordenação pedagógica desta edição será dos jornalistas Ronald Sclavi e Sergio Gomes.

Conheça a programação
6/4/24 | ENCONTRO DE CONFRATERNIZAÇÃO E SELEÇÃO

- Aula Magna com André Deak, jornalista. Diretor da Liquid Media Lab, diretor da gravação do programa Café Filosófico CPFL, transmitido pela TV Cultura. É professor de cinema e jornalismo na ESPM e tem doutorado pelo programa de Design da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP sobre o futuro das cidades. É representante brasileiro no consórcio global de world building universitário JUNK PLANET, voltado a pensar o mundo daqui 300 anos.
- Apresentação do módulo, atividade de sensibilização do grupo sobre questões que envolvem a cidade de SP e aplicação do teste de seleção.

20/4/24 | CONFERÊNCIA DE IMPRENSA / ENTREVISTA COLETIVA
Tema 1 | Segurança Pública e Violência Urbana.
Bruno Paes Manso, economista e jornalista. Doutor em Ciência Política e pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo – NEV/USP.

27/4/24 | CONFERÊNCIA DE IMPRENSA / ENTREVISTA COLETIVA
Tema 2 | Sustentabilidade: Vamos falar de florestas urbanas.
Marcos Buckeridge, biólogo, professor e pesquisador. Diretor do Instituto de Biociências da USP e diretor do Centro de Síntese USP - Cidades Globais no Instituto de Estudos Avançados - IEA/USP. Membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC).

4/5/24 | BATE-PAPO SOBRE JORNALISMO: O QUE É UMA PAUTA E COMO TRANSFORMÁ-LA EM UMA BOA REPORTAGEM + DESAFIOS DE OLHAR E VER A CIDADE COMO ELA É
Convidados:

Flávio Munhoz, jornalista com especialização em marketing político, economia, redes sociais, docência no ensino superior e profissional com certificação Google Partner e Meta for Business. Atuou com consultorias e projetos de comunicação junto a Fundação Itaú Social, Cenpec e Fundação Telefônica. Atualmente, está na Fundação Padre Anchieta (TV Cultura) como coordenador da Rede Câmara São Paulo.

Jorge Araújo, um dos grandes nomes do fotojornalismo brasileiro. Atuou na cobertura jornalística em 72 países, cobriu 5 Copas do Mundo, 4 Jogos Olímpicos, participa da cobertura de política desde a Ditadura Militar e Diretas Já. Ganhou 56 prêmios nacionais e internacionais, dentre eles o Esso (1979) e o Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos (1983, 1984, 1985 e 1987). Presidente de Honra da ARFOC - Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos de São Paulo, é um dos idealizadores e responsáveis pelo Fotos Públicas - site de fotos nacionais e internacionais produzidas por renomados profissionais do fotojornalismo, de acesso e uso gratuitos.

11/5/24 | CONFERÊNCIA DE IMPRENSA / ENTREVISTA COLETIVA
Tema 3 | Sociedade dataficada e tecnopolítica: desmistificando a Inteligência Artificial.
Sergio Amadeu, sociólogo. Docente, pesquisador e coordenador do Laboratório de Tecnologias Livres da Universidade Federal do ABC – LabLivre UFABC.

18/5/24 | CONFERÊNCIA DE IMPRENSA / ENTREVISTA COLETIVA
Tema 4 | Saúde em tempos de globalização virótica.
Gonzalo Vecina, médico sanitarista. Docente da Faculdade de Saúde Pública (USP) e da EAESP (FGV). Foi Secretário da Saúde de SP (2003-2004) e primeiro diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde (Anvisa), entre 1999 e 2003.

15/6/24 - ENCONTRO DE AVALIAÇÃO E ENCERRAMENTO
Feira de Amostras da Operação Ponto Final

Sobre o Repórter do Futuro
Projeto de formação iniciado em 1994 pela OBORÉ visando complementar as atividades laboratoriais de alunos matriculados nos cursos de Jornalismo. Seu foco é o exercício da reportagem e o estímulo à prática reflexiva. Ao longo dessas três décadas, desenvolveu e aperfeiçoou metodologia própria para conduzir pedagogicamente suas atividades por meio de Conferências de Imprensa seguidas de Entrevistas Coletivas.

Os alunos são acompanhados, de forma individual, na produção de seus textos e, ao final do módulo, desenvolvem uma produção jornalística - impressa, radiofônica, televisiva ou multimídia - a partir de uma reportagem de fôlego, com foco no empenho para sua publicação. É a chamada Operação Ponto Final, que neste módulo sobre a cidade de São Paulo é desenvolvida em duplas no bairro de livre escolha dos estudantes.

Com esta proposta pedagógica, são igualmente beneficiados por esta formação os estagiários de comunicação que atuam nos gabinetes dos vereadores da Câmara Municipal.

As produções em vídeo originadas da operação Ponto Final são transmitidas no programa Repórter do Futuro exibido todas as segundas-feiras, às 16h30, no canal 8.3 da TV aberta digital e pelo site da Rede Câmara. A iniciativa nasceu para destacar o trabalho dos participantes do Projeto Repórter do Futuro e é fruto de um acordo operacional entre a OBORÉ, a Escola do Parlamento e a Rede Câmara TV.

A Escola do Parlamento
A Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo foi criada pela Lei nº 15.506 de 13 de Dezembro de 2011, com o objetivo de oferecer aos parlamentares e munícipes subsídios para identificar a missão do Poder Legislativo e desenvolver programas de ensino, cursos e eventos direcionados à formação e à qualificação de lideranças comunitárias e políticas.

Desde sua criação a Escola do Parlamento adotou como missão institucional a promoção de eventos voltados à formação e à educação em cidadania e política de cidadãos e servidores, além de uma série de cursos de curta duração, ciclos de debates e seminários sobre temas centrais da cidade de São Paulo. Neste sentido, destacam-se a abordagem de temas como mobilidade, cultura, imigração, população em situação de rua, questões de gênero e reforma política.

A parceria com a OBORÉ constitui importante frente de atuação da Escola na promoção da educação política dos cidadãos e profissionais que lidam diariamente com a realidade e os dilemas metropolitanos, como saúde, educação, transporte, cultura e violência. Das 16 edições do módulo Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter, doze foram realizadas no escopo desta parceria com o propósito de qualificar estudantes de jornalismo para uma cobertura crítica e aprofundada da nossa cidade.

SERVIÇO:

PROJETO REPÓRTER DO FUTURO 2024
16º módulo ‘Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter’

Datas: 6 de abril a 15 de junho, aos sábados, das 10h às 13h.

Modalidade: presencial.

Vagas: 20, das quais 5 reservadas a estagiários de comunicação de gabinetes e estruturas da CMSP e 2 reservadas à Abraji.

Carga horária: 84 horas, sendo 24h/aula de atividades presenciais + 12h de leituras + 48h de atividades práticas de produção de textos e de reportagens.

Critério de certificação: certificado concedido apenas aos que obtiverem presença em 100% dos encontros, entrega de 4 textos produzidos a partir das 4 palestras/entrevistas coletivas programadas e entrega da reportagem da Operação Ponto Final feita em dupla.

Inscrições gratuitas até o dia 31 de março. Acesse AQUI e faça a sua inscrição!

Encontro de confraternização e seleção: 6 de abril, sábado, das 10h às 13h, na Auditório Vladimir Herzog / Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de S. Paulo - Rua Rego Freitas, 530 – sobreloja – Vila Buarque (presença obrigatória)

Divulgação dos selecionados: 16 de abril por meio de publicação no perfil da OBORÉ no Instagram (@_obore) e contato individual no email e/ou whatsapp indicado na ficha de inscrição. Lista definitiva de participantes estará disponível no site www.obore.com no dia 18 de abril.

Realização:
OBORÉ e Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo

Apoio:

  • Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo – Abraji
  • Escola da Cidade - EC
  • Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo - IEA/USP
  • Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas e Sociais – IPFD.
  • Laboratório de Tecnologias Livres da Universidade Federal do ABC – LabLivre / UFABC
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.