10/06/2022

Florestas urbanas é tema do Repórter do Futuro deste sábado, 11 de junho

Neste sábado, dia 11 de junho, os estudantes que participam do 15º curso Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter discutirão o tema das Florestas Urbanas com Marcos Buckeridge, biólogo, diretor do Instituto de Biociências da USP e diretor do Centro de Síntese USP - Cidades Globais no Instituto de Estudos Avançados - IEA/USP.

O curso Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter é uma atividade do Repórter do Futuro promovida na parceria entre Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo e OBORÉ que aposta na prática reflexiva da atividade jornalística a partir da cobertura do funcionamento da cidade. Os encontros são sempre aos sábados, das 9h às 12h. Vinte e um estudantes participam desta 15ª edição, que tem como mediador o jornalista e professor Ronald Sclavi. Neste ano, o curso tem como foco a sustentabilidade da cidade.

Para encerrar o ciclo de palestras o grupo receberá no dia 25 de junho Ciro Pirondi, arquiteto e urbanista, um dos fundadores da Escola da Cidade e diretor da Fábrica-Escola de Humanidades João Filgueiras Lima – escola de Ensino Médio Técnico Integrado mantido pela Escola da Cidade. Pirondi fará uma reflexão sobre a São Paulo do futuro.


Projeto Repórter do Futuro

Trata-se de um projeto de formação iniciado em 1994 pela OBORÉ com a proposta de complementar as atividades práticas laboratoriais de alunos matriculados nos cursos de Jornalismo com foco no estímulo à prática reflexiva e no exercício da reportagem. Ao longo de quase três décadas de existência, desenvolveu e aperfeiçoou uma metodologia própria para conduzir pedagogicamente suas atividades por meio de Conferências de Imprensa seguidas de Entrevistas Coletivas.

Os alunos são acompanhados, de forma individual, na produção de seus textos e, ao final do módulo, desenvolvem uma produção jornalística - impressa, radiofônica, televisiva ou multimídia - a partir de uma reportagem de fôlego, com foco no empenho para sua publicação. É a chamada Operação Ponto Final, que neste projeto é desenvolvido em duplas e no bairro de livre escolha dos estudantes. Com esta proposta pedagógica, são igualmente beneficiados por esta formação os estagiários de comunicação que atuam nos gabinetes dos vereadores da Câmara Municipal.

A Escola do Parlamento

A Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo foi criada pela Lei nº 15.506 de 13 de Dezembro de 2011, com o objetivo de oferecer aos parlamentares e munícipes subsídios para identificar a missão do Poder Legislativo e desenvolver programas de ensino, cursos e eventos direcionados à formação e à qualificação de lideranças comunitárias e políticas.

Desde sua criação a Escola do Parlamento adotou como missão institucional a promoção de eventos voltados à formação e à educação em cidadania e política de cidadãos e servidores, além de uma série de cursos de curta duração, ciclos de debates e seminários sobre temas centrais da cidade de São Paulo. Neste sentido, destacam-se a abordagem de temas como mobilidade, cultura, imigração, população em situação de rua, questões de gênero e reforma política.

A parceria com a OBORÉ constitui importante frente de atuação da Escola na promoção da educação política dos cidadãos e profissionais que lidam diariamente com a realidade e os dilemas metropolitanos, como saúde, educação, transporte, cultura e violência. Das 15 edições do módulo Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter, onze foram realizadas no escopo desta parceria com o propósito de qualificar estudantes de jornalismo para uma cobertura crítica e aprofundada da nossa cidade.

SERVIÇO

15º Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter | 2022
21 de maio a 23 de julho de 2022
Promoção: OBORÉ e Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas e Sociais (IPFD) em parceria com a Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo e apoio institucional da Escola da Cidade; Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo – IEA/USP; Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo – Abraji, Condomínio Edifício Copan e Arteculturasp.

Carga horária: 60 horas, sendo 20h atividades presenciais + 20h de pesquisa e leituras + 20h de atividades práticas
Critério de certificação: Presença em 70% dos encontros e uma produção jornalística referente à Operação Ponto Final, em grupo.

Mais informações:
reporterdofuturo@obore.com
(11) 2847.4567
WhatsApp (11) 99320 - 0068
Visite nosso site www.obore.com
Acompanhe a OBORÉ nas redes sociais
Facebook: https://www.facebook.com/oboreprojetos/
Instagran: @_obore
Twitter: @reporterfuturo


Saiba mais
No segundo encontro da 15ª edição do módulo Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter, estudantes e recém-formados refletiram sobre como a questão do lixo está sendo gerenciada pela maior cidade da América Latina. A atividade, realizada na sala Tiradentes da Câmara Municipal de São Paulo, dia 4 de junho, teve como convidado Sergio Pinto de Almeida, jornalista, professor e publisher.

Veja aqui a gravação do encontro


Foto: Cecília Bastos / USP Imagens

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.