13/08/2021

Dicas para bem escrever: uma oficina de escrita no Repórter do Futuro

A cada sábado, a equipe da redação virtual da 16ª edição do Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji, se debruça sobre um aspecto da cobertura que irá realizar no final do mês de agosto. No último sábado, dia 6, foi a vez de exercitar o texto.

Passando pelas principais regras da hierarquia de informação, construção do lide - primeiro parágrafo do texto - e critérios de seleção de quais palavras usar em determinados contextos, os repórteres do futuro olharam para os próprios textos, escritos no encontro anterior, para avaliar e melhorar sua escrita.

Dentre as dicas compartilhadas pelas jornalistas Giulia Afiune e Raquel Brandão, que conduziram a dinâmica, para construir um lide é preciso ter uma percepção mais objetiva do fato a reportar. O texto pertence aos repórteres, ressaltaram, e sendo assim, cabe a eles a escolha sobre por onde começar e o que é de fato mais importante em uma notícia. Tendo como base os textos do encontro com o presidente da Abraji, Marcelo Träsel, e a secretária executiva Cristina Zahar, Afiune e Brandão foram pontuando boas construções e escolhas feitas pelos repórteres, e outras que poderiam ser mais diretas e objetivas.

Leia também
- Repórteres do Futuro conversam com direção da Abraji sobre 16º Congresso
- Abertas as inscrições para Repórter do Futuro sobre conflitos armados
- Promoção Voo Rasante está no ar na Rádio Brasil Atual

A oficina foi um momento para olhar, na prática, a própria produção e tentar rever decisões. Dentre as ponderações feitas por Brandão e por Afiune, destacam-se a percepção de que cada profissional está em constante formação, num aprendizado constante e que a escrita é algo a ser lapidado no cotidiano.

O sábado também foi momento dos repórteres compartilharem métodos de registro e apuração: há os que escrevem a minutagem, os que tentam anotar o mais detalhado possível as citações e aspas, os que anotam por tópicos. Cada um com um jeito distinto de escrever a notícia. Mesmo com muitos caminhos, as coordenadoras reforçaram a necessidade de definir o que é o mais importante, relevante e de interesse público naquilo que está sendo noticiado.

No próximo sábado, dia 14, os estudantes e recém-formados que participam da Redação Laboratorial vão discutir e exercitar o texto do ponto de vista da edição. O que é possível cortar ou mudar de lugar em um texto? Quem fará a condução será a jornalista Cristiane Paião. A cobertura por redes sociais, muito importantes nessa versão online do congresso, também será tema do encontro. Os jornalistas Ruam Oliveira e Guto Oliveira são os convidados para essa parte da formação.

Equipe de arte em ação

Durante a semana, o Núcleo de Arte da Redação Laboratorial se reuniu em oficina com a designer Thayná de Castro para tratar de dicas de criação e projeto de identidade visual. A equipe, coordenada pela jornalista Luana Copini, também terá um espaço no encontro deste sábado para apresentação das propostas visuais.

Conheça o blog da Cobertura dos congressos anteriores

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.