13/05/2002

Curso sobre Jornalismo em Conflito Armado é ampliado

O I Curso de Informação sobre Jornalismo em Situações de Conflito Armado, promovido pelo CICV (Comitê Internacional da Cruz Vermelha) e a OBORÉ Projetos Especiais, terá dois novos palestrantes convidados: a jornalista Rosely Forganes, ganhadora do Prêmio Vladmir Herzog de 2001, pelas reportagens sobre o Timor para a Rádio Eldorado; e o belga Geert Haghebart, ex-coordenador de Assistência em Saúde (socorros médicos e humanitários) da Delegação do CICV em Bogotá.

Haghebart fará a Conferência de Imprensa que abre o curso, ao lado do representante da Delegação do CICV no Brasil, Jean-François Olivier, neste sábado, dia 18 de maio, às 9h, na OBORÉ. A tônica deste encontro será - além do contexto que em que foi criado e que opera o CICV - as questões relativas ao trabalho da entidade na Colômbia, palco de conflitos históricos entre o Exército colombiano e as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia).

Rosely Forganes é a convidada do dia 22 de maio, data de encerramento do curso. Ela falará sobre sua experiência de trabalho no Timor Leste, onde trabalhou na cobertura jornalística para a Rádio Eldorado de São Paulo. Rosely é correspondente da emissora em Paris, onde mora há 20 anos, além de colaborar com inúmeras publicações brasileiras.

Esta é a primeira vez que o CICV realiza um curso para estudantes de jornalismo no Brasil. A intenção é promover o Direito Internacional Humanitário e as Convenções de Genebra, além de discutir os conflitos que se desenrolam hoje no mundo e o papel da imprensa e das agências humanitárias neste contexto.

O grupo de 21 estudantes que frequentará o curso foi selecionado de um universo de 88 inscritos, de 16 diferentes universidades.

A programação do I Curso de Informação sobre Jornalismo em Situações de Conflito Armado é a seguinte:

18.05.2002 – 9h: "CICV: criação e atribuições nos conflitos armados"
com o suíço Jean-François Olivier, representante da Delegação do CICV (Comitê Internacional da Cruz Vermelha) no Brasil; e com o belga Geert Haghebart, ex-coordenador de Assistência em Saúde (socorros médicos e humanitários) da Delegação do CICV em Bogotá.

25.05.2002 – 9h: " Direito Internacional Humanitário"
com Tarciso Dal Maso Jardim, consultor jurídico da Delegação do CICV no Brasil

01.06.2002 não haverá Conferência de Imprensa, por conta do feriado

08.06.2002 – 9h: "O Trabalho do Jornalista na Região de Conflito"
com Lourival Sant’anna, enviado especial do jornal O Estado de S. Paulo ao Afeganistão; e
Adriana Marcolini, do escritório de Informação Pública do Alto Comissariado da ONU para Refugiados na Bósnia

15.06.2002 – 9h: "O Papel da Imprensa em Situações de Conflito Armado"
com Sérgio Buarque de Gusmão, jornalista, editor do Centro de Estudos da Imprensa / Instituto Gutenberg de análise e crítica de mídia

22.06.2002 - 9h: A correspondente da Rádio Eldorado em Paris, Rosely Forganes, ganhadora do Prêmio Vladmir Herzog de Anistia e Direitos Humanos de 2001 pelo seu trabalho de reportagem no Timor Leste, fala de sua experiência e participa da cerimônia de entrega dos Certificados aos estudantes.

Para mais informações, escreva para joaopaulo@obore.com, ou ligue para (11) 3214 3766.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.