07/07/2022

Conheça as pautas vencedoras do 14º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão

Dirigido a estudantes universitários da graduação em Jornalismo, o Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão (PJJ) chega à 14ª edição desafiando os participantes a tratar do tema “ Os gritos que o mundo dá e que o jornalismo precisa ouvir ”. Foram 112 propostas recebidas de 226 estudantes e 101 professores de 79 faculdades de jornalismo de todo o país.

A Comissão Julgadora, formada por Dácio Nitrini, Marina Atoji, Aline Rodrigues, Giuliano Galli e Ana Luisa Zaniboni Gomes escolheu quatro pautas a partir dos critérios de coerência, relevância e exequibilidade. As equipes vencedoras receberão microbolsas de R$ 1.500,00 para desenvolver suas reportagens e participarão de diplomação em outubro, em São Paulo.

Conheça aqui as pautas vencedoras

Histórico

O PJJ é um concurso anual promovido pelo Instituto Vladimir Herzog e realizado desde 2009 com o propósito de mobilizar estudantes de Jornalismo de todo o território nacional para a produção de pautas focadas nos Direitos Humanos. A proposta é oferecer aos jovens estudantes a vivência de um trabalho jornalístico prático e reflexivo desde a definição da pauta até o gerenciamento, produção e realização final de uma reportagem, valorizando o trabalho em equipe, a avaliação conjunta do processo e a publicação do material final.

Um corpo de jurados formado por professores, jornalistas e especialistas analisa o material inscrito e seleciona as melhores propostas de pauta a partir dos seguintes critérios: relevância temática, criatividade no desenvolvimento do assunto, diversidade de fontes e viabilidade de execução. As equipes responsáveis pelas pautas selecionadas recebem ajuda financeira para desenvolvê-las jornalisticamente. Todos os grupos são, obrigatoriamente, orientados por um professor da instituição de ensino dos estudantes e por um jornalista mentor especialmente designado pelo Instituto Vladimir Herzog para acompanhar a produção das reportagens. Os grupos também devem indicar um veículo laboratorial da sua instituição de ensino que garanta a veiculação da produção realizada no âmbito deste Prêmio.

A iniciativa já mobilizou cerca de 2.500 estudantes de graduação em Jornalismo, oriundos de 188 escolas de Comunicação de 21 unidades federativas do Brasil, e 660 professores-orientadores. Já viabilizou 58 reportagens de grande envergadura investigativa produzidas por 137 estudantes de 31 diferentes escolas, envolvendo 49 professores orientadores e 34 jornalistas mentores. Todas as matérias vencedoras ao longo desses treze anos estão disponíveis para uso e divulgação livres neste site.

SERVIÇO

14º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão | 2022
Entrega das reportagens produzidas: 16 de outubro
Evento de Diplomação em São Paulo: 24 de outubro

Promoção e organização: Instituto Vladimir Herzog
Aliança estratégica: Abraji, Intercom, OBORÉ e Ajor
Apoio: Periferia em Movimento
Patrocínio: Google.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.