03/08/2021

Com máscara e distanciamento: repórteres do futuro vão às ruas para descobrir São Paulo

Com a Operação Ponto Final, os estudantes de jornalismo do 14º Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter encerraram o módulo apresentando pautas variadas sobre habitação, moradia, mobilidade entre outros aspectos da cidade de São Paulo.

Em meio à pandemia de covid-19 e ainda receosos de sair à rua para produzir uma cobertura jornalística - muitos dos estudantes estão vivendo esse tipo de experiência pela primeira vez - o grupo percorreu a cidade em busca de histórias que representassem os desafios e as complexidades de São Paulo.

Com aulas online e entrevistas feitas via chamada de vídeo, muitos destacaram que estar na rua, de frente com as fontes, foi ao mesmo tempo um desafio e um encorajamento.

Enquanto a Câmara Municipal de São Paulo discute revisar ou não o Plano Diretor Estratégico da cidade, os impactos e desdobramentos de uma vida cotidiana foram o foco de reportagens que visitaram, por exemplo, Parelheiros, no extremo sul da capital, abordando agricultura, urbanização e o crescimento desenfreado do desmatamento para construção de moradias. Outra reportagem discutiu ainda a operação Água Branca, proposta de intervenção urbana que sofre atrasos e casos de remoção de moradores na área.

Leia também
- Plano Diretor Estratégico: revisar ou não, eis a questão
- A quem interessa a revisão do Plano Diretor?
- Respostas simples não resolvem problemas complexos, afirma biólogo

As descobertas foram desde situações distantes de suas casas, quanto no próprio quarteirão onde moram. Os estudantes relataram o quanto o exercício de olhar, até mesmo para os espaços já comuns de seus trajetos, foi significativo para compreender sobre o processo de criação jornalística ou sobre como pensar a pauta, por exemplo.

Participaram do encontro de encerramento o coordenador do módulo André Deak, o mediador das conferências Ronald Sclavi, os diretores da OBORÉ Ana Luisa Zaniboni Gomes e Sérgio Gomes e o diretor da Escola do Parlamento, Alexsandro do Nascimento Santos.

O módulo é uma realização da OBORÉ em parceria com a Escola do Parlamento da Câmara Municipal e tem o apoio da da Abraji - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, do IEA-USP - Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, do IAB-SP - Instituto dos Arquitetos do Brasil / Seção São Paulo, da Escola da Cidade, da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo – Escola de Humanidades e do Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão de Políticas Públicas e Sociais.

Ao longo do curso os estudantes entrevistaram membros da Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente da Câmara Municipal, arquitetos, vereadores e outros representantes da CMSP.

Todos os encontros estão disponíveis no canal da OBORÉ no Youtube. Assista:

Leia as reportagens

Confira mais sobre o módulo na sessão de notícias da OBORÉ

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.