09/09/2024

Com ideias na cabeça e câmara nas mãos, estudantes do módulo Cinema e Jornalismo saem a campo para registrar a vida da cidade

Participantes do 4º módulo Cinema e Jornalismo: Luzes sobre São Paulo estão em fase de descobertas e produções de trabalhos audiovisuais pela cidade de São Paulo. Ao todo, 20 grupos produzem grandes reportagens e documentários sobre o cotidiano, a diversidade e a variedade temática presente na capital paulista.

Realizado pelo Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão de Políticas Públicas e Sociais (IPFD), em parceria com a OBORÉ no âmbito do Projeto Repórter do Futuro, esta ação formativa é fruto de emenda parlamentar destinada pelo vereador Professor Eliseu Gabriel (PSB) e desenvolvida junto à Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de São Paulo.

O curso está dividido em duas fases de formação, uma teórica (online) e outra prática (presencial) para que todos possam aprender, trocar e exercitar suas habilidades no jornalismo audiovisual. Após o curso, todo o processo de aprendizado, troca e construção, além das obras produzidas, serão registradas em um e-book a ser lançado em dezembro deste ano.

Sobre esta edição

Foram 5 encontros com jornalistas, especialistas e profissionais do cinema e do audiovisual que garantiram o compartilhamento de experiências e aprendizados com os estudantes. A cada encontro, os participantes assistiram obras cinematográficas disponíveis no catálogo da Spcine de maneira prévia a fim de aquecer o debate e as entrevistas coletivas com os/as convidados/as. (Veja abaixo como foi cada encontro).

Após os encontros, os estudantes foram estimulados a produzirem reportagens audiovisuais, colocando em prática o conhecimento assimilado. Nesta edição, as pautas foram escolhidas pelos grupos, que se formaram durante o percurso do módulo, e vão desde temas relacionados ao meio-ambiente, cultura, mobilidade urbana, direito à moradia, entre outros.

Os grupos seguem em produção até meados de setembro, acompanhados por jornalistas que instruem e facilitam o processo de produção, desde a pauta até a edição final dos trabalhos.

Sobre o grupo

Dos 173 inscritos no curso, 114 toparam o desafio de acompanhar o curso. Durante os encontros online, a média de participantes foi de 80 pessoas. Na fase prática, formaram-se 20 grupos que são semanalmente acompanhados pelos coordenadores do curso.

Vale destacar que esses 20 grupos são bem diversos; os 62 participantes estão distribuídos em 27 cidades de 8 estados brasileiros. Além disso, estudam ou estudaram em 29 universidades diferentes; dos participantes, 54 estão em fase da graduação ou recém-formados em jornalismo; os demais atuam com rádio e TV, audiovisual e cinema.

Confira como foi cada encontro:

Cinema e Jornalismo : Aldo Quiroga compartilha bastidores do documentário “ Como o céu é de Condor ”

Valmir Salaro propõe reflexões sobre o bom e mau jornalismo em entrevista a estudantes do Repórter do Futuro

Isa Alves comenta sobre os desafios de atuar com produções audiovisuais

Bianca Vasconcellos destaca o potencial do celular na produção documentária em aula do Repórter do Futuro

Luiz Bolognesi explora a relação entre antropologia, cinema e jornalismo em aula a estudantes do Repórter do Futuro

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.