16/01/2026

Cinema e Jornalismo recebe José Roberto Torero

O jornalista, que também é escritor, cineasta e roteirista, participa do terceiro encontro do curso e compartilha com estudantes de comunicação sua trajetória no cinema e no jornalismo.

Estudantes da 5ª edição do curso Cinema e Jornalismo: Luzes sobre São Paulo, recebem, no próximo sábado, dia 17 de janeiro, o jornalista José Roberto Torero. O terceiro encontro do módulo do Projeto Repórter do Futuro será online, das 10h às 13h.

Jornalista, escritor, cineasta e roteirista, Torero formou-se em Letras e Jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP). Sua carreira de cronista começou no Jornal da Tarde, de São Paulo. Posteriormente, passou a escrever textos sobre futebol para a revista Placar e o jornal Folha de São Paulo. Seu livro de estreia, o best-seller O Chalaça, ganhou o Prêmio Jabuti na categoria romance.

Como prévia do que irá acontecer no encontro, Torero compartilhou algumas indicações com os estudantes, destacando alguns aspectos de cada obra:

  • Monsieur Verdoux, "um filme falado do Charles Chaplin, no qual ele é um assassino. Humor fino e bons diálogos maldosos"
  • Cidadão Kane, "o clássico dos clássicos"
  • Brazil, "com um humor surpreendente e piadas sequenciais brilhantes"
  • A vida de Brian, "irreverente, inteligente e engraçado, coisas que nem sempre andam juntas"
  • Bastardos inglórios, "pela liberdade narrativa de mudar a história"
  • Zelig, "um ótimo falso documentário"
  • Rosa Púrpura do Cairo, "uma aula de metalinguagem"
  • Short Cuts, "com suas várias linhas narrativas entrecruzadas"
  • Cidade de Deus, "por vários motivos, mas principalmente pelo narrador ser um personagem secundário"
  • A família, de Ettore Scola, "que se passa todo num mesmo ambiente"
  • Johnny vai à Guerra, "como fazer um filme em que o personagem não tem olhos nem boca?"
  • A Montanha dos Sete Abutres, "um clássico sobre jornalismo"

Cinema & Jornalismo: Luzes sobre São Paulo (5ª edição)

O curso “Cinema e Jornalismo: Luzes sobre São Paulo” é realizado pelo Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão de Políticas Públicas e Sociais (IPFD), em parceria com a OBORÉ e Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, fruto de emenda parlamentar do vereador Professor Eliseu Gabriel (PSB).

Neste projeto, a proposta é continuar jogando luz sobre as muitas questões que envolvem a vida cotidiana em São Paulo com a ajuda de obras audiovisuais e documentários produzidos e disponíveis na plataforma da SPCine para, em seguida, discutir novas pautas e incentivar novas produções e narrativas jornalísticas e audiovisuais.

Cronograma

6 e 13 de dezembro de 2025, 17, 24 e 31 de janeiro de 2026 e 7 de fevereiro de 2026, sempre aos sábados, das 10h às 13h: Conferências remotas com os convidados (via Zoom)

15 de dezembro de 2025 a 30 de abril de 2026: Produção das obras audiovisuais + Oficinas livres

Maio a outubro de 2026: Participação no Programa Repórter do Futuro na Rede Câmara (facultativo) e Click PRF - Mostra de videorreportagens do Repórter do Futuro, com lançamento do e-book no auditório da Escola da Cidade (Rua General Jardim, 65, Vila Buarque, São Paulo)

Relembre:

Cinema & Jornalismo: Luzes sobre São Paulo 2025 recebe inscrições até 1º/12

Cinema & Jornalismo 5 recebe Aldo Quiroga em aula inaugural

Diálogo entre a cidade e o audiovisual abre o curso Cinema & Jornalismo: Luzes sobre São Paulo

Como produzir um documentário de baixo custo

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.