29/10/2021

"Cinema e Jornalismo": IPFD divulga os selecionados

O Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão de Políticas Públicas e Sociais (IPFD) divulgou a lista final de selecionados para a primeira edição do curso "Cinema e Jornalismo: Luzes Sobre São Paulo". Nesta edição, foram mais de 300 inscritos.

Os interessados em realizar o curso devem confirmar sua participação até a próxima segunda-feira, 1/11, às 15h, pelo email: cinemaejornalismo@ipfd.org.br.

CLIQUE AQUI E CONFIRA A LISTA COMPLETA

Neste novo curso, os alunos serão convidados a assistir filmes, participar de debates, reflexões e entrevistas coletivas com especialistas sobre as obras cinematográficas e as temáticas envolvidas na programação, além de produzirem, durante o percurso, trabalhos jornalísticos que deverão ser publicados em diferentes formatos e plataformas (textos, vídeos, áudios, entre outros).

O curso é realizado pelo Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão de Políticas Públicas e Sociais (IPFD), em parceria com a OBORÉ Projetos Especiais, e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura Municipal de São Paulo.

Metodologia

Cada encontro será precedido pela audição dos filmes selecionados na programação. Eles serão disponibilizados, previamente, de maneira online para todos.

A cada sábado haverá a participação remota em palestras, seguidas de entrevistas coletivas com profissionais e especialistas que dialogam com a temática do filme, da cidade e/ou do encontro proposto na programação.

Durante os 5 últimos encontros, os estudantes e recém-formados, deverão se organizar em grupos para a produção de peças audiovisuais e/ou multimídia, sobre a cidade de São Paulo e o percurso dos encontros. Ao final, há o desafio para que essa produção seja veiculada nos mais variados meios de comunicação – sejam tradicionais, alternativos, periféricos ou mídias sociais.

Cronograma

6, 13, 20 e 27 de novembro e 4, 11 e 18 de dezembro, 15, 22 e 29 de janeiro, sempre aos sábados, das 10h às 12h30 – Encontros (Discussão + Palestra + Entrevista coletiva)

18 de dezembro a 29 de janeiro – Organização em grupos e produção das peças (reportagens, documentários, produtos audiovisuais e/ou multimídia) pelos alunos

29 de janeiro a 7 de fevereiro – Publicação dos materiais

Para dúvidas ou mais informações escreva para cinemaejornalismo@ipfd.org.br.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.