25/04/2003

Assessores de Comunicação do Judiciário manifestam apoio ao PL 145/01

Os 250 participantes do VI Encontro Nacional de Assessores de Comunicação do Poder Judiciário e do Ministério Público , realizado de 22 a 24 de abril em Curitiba, aprovaram por unanimidade, moção dirigida ao Ministério das Comunicações e Câmara Municipal de São Paulo por iniciativas relevantes de promoção da cidadania.
Uma delas diz respeito a criação, no Ministério das Comunicações, do Grupo de Trabalho encarregado de desengavetar, no prazo de 90 dias, a contar de 2 de abril passado, os milhares de processos de rádios comunitárias que aguardam autorização para funcionar.
A outra iniciativa destacada no documento "Moção em Defesa da Democracia na Comunicação para facilitar o acesso à Justiça pelo Cidadão" é a do Colégio de Líderes dos Partidos da Câmara Municipal de São Paulo que decidiu colocar em votação, ainda neste semestre, o projeto de lei 145/01. De autoria dos vereadores Carlos Néder (PT) e Ricardo Montoro (PSDB), o projeto regulamenta as emissoras de baixa potência na Capital de São Paulo.
De acordo com o documento, as duas empreitadas contribuirão para "levar mais longe e a cada lar brasileiro as informações e orientações destinadas ao cumprimento da Justiça e ao gozo pleno da Cidadania".
Durante o encontro, os assessores debateram os novos rumos da comunicação pública no país, a partir de debates sobre o tema "As fronteiras entre os interesses e a transparência da informação". Ao final, foi aprovada a Carta de Curitiba com os principais compromissos assumidos pela categoria no evento. Leia a seguir, os dois documentos:
Moção em Defesa da Democracia na Comunicação para facilitar o acesso à Justiça pelo cidadão
Ao Ministério das Comunicações
À Câmara Municipal de São Paulo
Os participantes do VI Encontro Nacional de Assessores de Comunicação do Poder Judiciário e do Ministério Público, reunidos na cidade de Curitiba nos dias 22, 23 e 24 de abril de 2003, dirigem sua palavra de apoio ao Ministério das Comunicações e à Câmara Municipal de São Paulo por duas iniciativas em curso e que terão grande impacto sobre a conquista de Direitos pela Cidadania Brasileira.
1º - O Ministério das Comunicações determinou a criação de Grupo de Trabalho presidido por Eugênio Fraga, constituído por representantes dos diversos Poderes e personalidades da Sociedade Civil para, dentro de 90 dias (tomando-se o dia 2 de abril como data-base) decidir sobre a autorização de funcionamento de milhares de rádios comunitárias. Esses processos estavam "detidos" há anos no Ministério e agora serão "julgados".
2º - O Colégio de Líderes dos Partidos com representação na Câmara Municipal de São Paulo decidiram colocar em votação, ainda neste semestre, Projeto de Lei 145 de autoria conjunta dos vereadores Ricardo Montoro (PSDB) e Carlos Néder (PT) que prevê a liberação de rádios comunitárias de baixa potência, no território da Capital, conforme reza a Con
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.