03/09/2002

Almoço reúne personalidades na OBORÉ

Um importante encontro reuniu ontem, na OBORÉ, o cônsul geral da Venezuela, jornalista Freddy Balzan, e o historiador José Luiz Del Roio, que faz parte da coordenação do Fórum Social Mundial. Ambos almoçaram com a equipe de jornalistas da Casa. Também participaram do encontro os jornalistas Breno Altman, assessor especial da Prefeitura de São Paulo, e Sergio Buarque de Gusmão, diretor do Instituto Gutenberg.

Balzan que vive há dois anos no Brasil, é coordenador dos “Círculos Bolivarianos” em São Paulo, grupos de estudo que se reúnem periodicamente para analisar a situação político-econômica na Venezuela e no mundo. Amigo pessoal de Fidel Castro, Balzan fundou, em 1972, com o também jornalista Eduardo Galeano, o jornal Prensa Latina, uma das mais importantes publicações da época.

De acordo com ele, um dos grandes problemas hoje no país é a chamada “guerra midiática”. “Os meios de comunicação, os canais de televisão e jornais, em vez de informar a população, confundem o país com notícias falsas”. Um programa de rádio, apresentado pelo próprio presidente Hugo Chávez, foi a forma encontrada pelo governo venezuelano para enfrentar a batalha da desinformação no país.

Balzan deixou aberta a possibilidade de uma autoridade venezuelana vir a participar do projeto Repórter do Futuro, cursos de complementação universitária para estudantes de jornalismo promovidos pela OBORÉ.

Fórum argentino - De passagem por São Paulo, depois de participar da coordenação do Fórum Social Temático na Argentina, realizado de 22 a 25 de agosto, em Buenos Aires, José Luiz Del Roio, falou também sobre o encontro de Bangcoc, Tailândia, que reuniu cerca de 80 representantes de redes e organizações do Conselho Internacional do Fórum Mundial, entre os dias 13 e 15 de agosto.

A reunião de Bangcoc teve por objetivo discutir questões referentes a organização das diversas atividades do FSM 2003, que se realizará de 23 a 28 de janeiro, em Porto Alegre. Alguns pontos ainda não definidos da programação serão apresentados ao Conselho Internacional por um grupo de trabalho de 15 membros em sua próxima reunião, no Fórum Social Europeu, que acontece de 7 a 10 de novembro em Florença, Itália.

Del Roio destacou a presença do brasileiro João Felício, presidente da CUT, e do boliviano Evo Morales entre os principais delegados internacionais que participaram da abertura do Fórum na Argentina.

Mais de 20 mil pessoas participaram do evento em Buenos Aires que teve por objetivo analisar a crise na Argentina e difundir as experiências de resistência e luta popular no país, além de promover a articulação das lutas no Continente contra a ALCA.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.