16/04/2026

Encontros incentivam estudantes a observarem o colorido de uma cidade cinza

Por: Catarina Martines

No último final de semana aconteceram os primeiros encontros do 18º curso Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter, atividade que integra o Projeto Repórter do Futuro. A proposta dessa edição é discutir a arte urbana e os artistas que embelezam de cor o cinza que predomina na cidade. Esse módulo tem como mediadores convidados os artistas e ativistas Kleber Pagú e Fernanda Bueno, diretores do Museu de Arte a Céu Aberto (CÉU).

No sábado (11), os 21 estudantes selecionados reuniram-se na Praça Vladimir Herzog, ao lado da Câmara Municipal de São Paulo, para uma conversa com o jornalista Sergio Gomes, Diretor da OBORÉ e coordenador geral do Projeto Repórter do Futuro, na qual foram apresentados à história da praça e à proposta do curso. Durante sua fala, Sergio evidenciou a importância de os jornalistas compreenderem o contexto em que estão atuando e manterem um olhar atento a tudo o que acontece ao seu redor.

Da Praça, a turma seguiu para a Câmara Municipal de São Paulo, na sala Oscar Pedroso Horta, para uma conversa com Pagu e Fernanda sobre a importância de zelar pelo espaço público por meio de propostas que garantam a humanização da cidade para toda a população. O debate teve como eixo a ocupação da cidade e as expressões artísticas nela presentes.

Assista aqui a íntegra da aula transmitida ao vivo pela TV Câmara

Com base na experiência de ambos de contribuir para a elaboração do projeto de lei PL 379-2020, os estudantes foram apresentados ao tema para entenderem a necessidade de políticas públicas que reconheçam, valorizem e preservem as chamadas galerias de arte a céu aberto. Esse projeto de lei é inédito e busca garantir que os museus de territórios a céu aberto, como o Minhocão, Beco do Batman, Favela Galeria, entre outros, não fiquem de fora da atenção das políticas públicas.

Em sua fala, Pagu provocou os alunos a pensarem em como a arte é consumida. “Quando foi a última vez que vocês foram a um museu?”, foi a primeira pergunta que o artista plástico fez à turma. Com isso, ele apresentou ao grupo a ideia de que os grafites são, sim, arte e, para grande parte da população brasileira, a única forma de acessar esse tipo de bem cultural. Diante disso surge a necessidade de lutar pela preservação e reconhecimento da sua existência enquanto uma política pública. Algo que Fernanda denomina de “ecossistema da arte”, uma rede dinâmica que produz, sustenta e amplia a cultura na cidade.

Um dia de sujar os sapatos

O local escolhido para a aula-passeio do domingo (12) foi o Elevado João Goulart, o Minhocão. Localizado na região central da cidade, o viaduto já foi o foco de muitas discussões desde sua inauguração, em 1971.

Os grafites presentes nos prédios ao longo de toda a extensão do viaduto caracterizam-no como uma das maiores galerias a céu aberto do mundo. Na caminhada que partiu da Praça Roosevelt rumo à estação Marechal Deodoro do metrô, muita coisa aconteceu: entrevistas, conversas, reflexões, descobertas e muitas fotos. Os alunos aprenderam sobre os processos envolvidos na produção de murais em grande escala, desde a autorização e negociação com moradores e administradoras de condomínios até as técnicas utilizadas nos vários tipos de grafites e os significados que envolvem cada uma das obras de arte expostas no lugar.

A caminhada atravessou tanto a parte de baixo quanto a parte de cima do Elevado, de modo a evidenciar as múltiplas realidades que convivem nesse espaço público. Frequentadores do Parque Minhocão e comerciantes locais se beneficiam dessa movimentação gerada aos finais de semana, inclusive moradores em situação de vulnerabilidade que utilizam a estrutura debaixo do viaduto para se abrigarem. A vida que vibra neste pedaço de São Paulo ganhou destaque na lente de aspirantes a jornalistas.

Confira a cobertura fotográfica feita pelas lentes de Danilo Zelic

Os encontros deste 18º módulo ocorrerão entre os meses de abril e maio, aos sábados e domingos, com passeios pela cidade e conferências seguidas de coletiva de imprensa – momento em que os alunos poderão vivenciar, na prática, situações do cotidiano profissional.

Sobre o Repórter do Futuro

Criado em 1994, o Projeto Repórter do Futuro tem como proposta complementar as atividades práticas laboratoriais de alunos matriculados nos cursos de Jornalismo com foco no estímulo à prática reflexiva e no exercício da reportagem. Ao longo de mais de 30 anos de existência, desenvolveu e aperfeiçoou uma metodologia própria para conduzir pedagogicamente suas atividades por meio de Conferências de Imprensa seguidas de Entrevistas Coletivas.

Os alunos são acompanhados, individualmente, na produção de seus textos e, ao final do módulo, desenvolvem uma produção jornalística - impressa, radiofônica, televisiva ou multimídia - a partir de uma reportagem de fôlego, com foco no empenho para sua publicação. É a chamada Operação Ponto Final, que neste projeto é desenvolvido em duplas e no bairro de livre escolha dos estudantes. Com esta proposta pedagógica, são igualmente beneficiados por esta formação os estagiários de comunicação que atuam nos gabinetes dos vereadores da Câmara Municipal.

Saiba mais sobre o Projeto Repórter do Futuro por meio da entrevista concedida por Sergio Gomes para a Rede Câmara TV. A conversa aborda a trajetória do projeto, a metodologia centrada no estudante, a parceria com a Rede Câmara e o impacto do projeto na formação crítica e cidadã dos futuros jornalistas.

Clique aqui e confira aqui todos os episódios (este link irá te direcionar à página do Programa Repórter do Futuro, hospedado no site da Câmara Municipal de São Paulo).

Resultado da parceria entre a OBORÉ Projetos Especiais, a Escola do Parlamento e a TV Câmara, da Câmara Municipal de São Paulo, o Programa Repórter do Futuro vai ao ar toda segunda-feira, às 16h30, no Canal 8.3 Digital, e tem transmissão também pelo site da Rede Câmara TV.

Os episódios ficam disponíveis na playlist “repórter do futuro” no canal do YouTube da emissora. Com isso, abre-se mais um canal para garantir a veiculação de reportagens audiovisuais produzidas por participantes dos diversos módulos do Projeto Repórter do Futuro.

O Projeto Repórter do Futuro, que conquistou espaço na TV Câmara de São Paulo em 2022, está no rumo de sua quarta temporada, com estreia ainda neste primeiro semestre de 2026.

A Escola do Parlamento

A Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo foi criada pela Lei nº 15.506 de 13 de Dezembro de 2011, com o objetivo de oferecer aos parlamentares e munícipes subsídios para identificar a missão do Poder Legislativo e desenvolver programas de ensino, cursos e eventos direcionados à formação e à qualificação de lideranças comunitárias e políticas.

De lá para cá, a Escola do Parlamento adotou como missão institucional a promoção de eventos voltados à formação e à educação em cidadania e política de cidadãos e servidores, além de uma série de cursos de curta duração, ciclos de debates e seminários sobre temas centrais da cidade de São Paulo. Neste sentido, destacam-se a abordagem de temas como mobilidade, cultura, imigração, população em situação de rua, questões de gênero e reforma política.

A parceria com a OBORÉ constitui importante frente de atuação da Escola na promoção da educação política dos cidadãos e profissionais que lidam diariamente com a realidade e os dilemas metropolitanos, como saúde, educação, transporte, cultura e violência. Das 18 edições do módulo Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter, 15 foram realizadas no escopo desta parceria com o propósito de qualificar estudantes de jornalismo para uma cobertura crítica e aprofundada da nossa cidade.

SERVIÇO

PROJETO REPÓRTER DO FUTURO

Curso Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter - 18º edição | 2026

De 11 de abril a 9 de maio de 2026

Realização:

OBORÉ e Escola do Parlamento | CMSP

Apoio:

Abraji - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo | IPFD - Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão de Políticas Públicas e Sociais | CÉU - Museu de Arte a Céu Aberto

Mais informações:

[email protected]

Telefone: (11) 2847.4567 | Whatsapp: (11) 99320.0068

www.obore.com

Para ficar por dentro de todas as novidades, siga a OBORÉ nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn, YouTube, TikTok.

Conheça a lista dos estudantes selecionados para este módulo

  1. Ariel Dambrauskas Matos
  2. Artur Maciel Rodrigues
  3. Bárbara Mori de Oliveira Bueno
  4. Catarina Mitrovitch Martines
  5. Daniela Ramos da Silva Teixeira
  6. Daniele Peixoto Alves Ferreira
  7. Eduardo Kenji Okoda Oshiro Bugah
  8. Enzo Penteado Zambrano
  9. Isabella Maria Nemezio Lura
  10. Khauan Tassitano Wood de Faria
  11. Laura Cristina Rocha
  12. Leonardo Guimarães Costa
  13. Lucas Kauã Silva
  14. Mariana Kamanaka Pontes
  15. Maria Clara Palmeira da Cruz Silva
  16. Matheus Henrique Almeida
  17. Millena Gabriele Góis
  18. Ravana Vitória dos Anjos Neris
  19. Sabrina Ferreira da Conceição
  20. Sophia Correia Guimarães
  21. Yasmin Silvestre de Jesus

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.