Segunda-feira, 23 de Outubro de 2017 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Série Cadernos de Jornalismo ganha sua edição nº 6

  23/08/2004

“Nada mais emblemático que ter nascido, do encontro entre OBORÉ e Intervozes, um curso em que se debateram os impasses e as saídas para a comunicação, numa época marcada pelo risco da barbárie – mas também pelo ressurgimento da utopia”, escreveu o jornalista Antônio Martins, editor do portal Porto Alegre 2003, no prefácio do Cadernos de Jornalismo nº 6, que registra o curso “A Comunicação e a Redemocratização do Brasil”, realizado pela OBORÉ e pelo Coletivo Intervozes entre os dias 1º e 4 de maio de 2003.
 

 
Produzida pelos membros do coletivo, a publicação foi lançada no último dia 19, durante a Oficina de Validação do projeto GGP (Global Governance Project), na sede da Associação Brasileira de Imprensa, no Rio de Janeiro.   
 
O Cadernos traz a síntese das palestras e ainda ensaios dos participantes acerca dos temas debatidos nos encontros. Entre os palestrantes, estiveram presentes o jornalista Breno Altman, da revista Reportagem; o analista político e consultor sindical João Guilherme Vargas Netto; o jornalista Sérgio Buarque de Gusmão, crítico de mídia e diretor do Instituto Gutenberg; Sergio Gomes, diretor da OBORÉ; Gustavo Gindre, diretor do Instituto de Estudos e Projetos em Comunicação e Cultura; e Rodrigo Murtinho, mestrando em comunicação na Universidade Federal Fluminense.
 
Participaram também o professor Venício de Lima, autor de Mídia: Teoria e Política (Fundação Perseu Abramo) e titular aposentado pela Universidade de Brasília, e o professor de comunicação da Universidade de Sergipe, César Bolaño.
 
Divididos em quatro capítulos temáticos, os textos discutem a imprensa e os movimentos sociais durante o processo de redemocratização do Brasil e nos dias de hoje, as lógicas que regem a comunicação no Brasil desde a época da ditadura, a conjuntura internacional e seus reflexos no país e como a reestruturação capitalista está interferindo nas comunicações. Ao final de cada capítulo há sugestões de pautas sobre o tema e bibliografia.
 
Com a capa ilustrada com desenho de Fortuna e as páginas internas com ilustrações de Laerte, a publicação traz, ainda, uma resenha do filme Muito Além do Cidadão Kane (Simon Hartog, 1992) e uma homenagem ao professor Jair Borin, que havia falecido dias antes do início do curso. 
 
Para adquirir um exemplar, clique aqui.
 
Conheça as atividades do Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social: www.intervozes.org.br
 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online