Segunda-feira, 23 de Outubro de 2017 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Marcelo Beraba estréia Aula Magna do projeto 450 Pautas

  17/08/2004

O jornalista Marcelo Beraba, ombudsman da Folha de S. Paulo e presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo - ABRAJI - deu início, no último sábado (14), à série de Aulas Magnas do projeto 450 Pautas : Descobrir São Paulo - Descobrir-se Repórter. A atividade foi realizada no Centro de Imprensa / Redação-Escola da OBORÉ e reuniu 32 pessoas, entre jornalistas e estudantes de jornalismo da ECA/USP, PUC/SP, Universidade Metodista e Fundação Cásper Líbero.
 
Com larga experiência em jornais diários, Beraba falou sobre os "Fundamentos da reportagem". Ele aponta cinco princípios básicos para a produção de uma boa reportagem: observação, entrevista, pesquisa, comprovação da prova e rechecagem de todos os dados apurados. De acordo com Beraba, além de curioso e paciente, o jornalista preocupado em fazer um trabalho sério e responsável, deve ser observador, saber encaminhar uma entrevista, ter boas fontes de pesquisa, buscar comprovar as informações e depois de tudo isso, para não ficar dúvida, checar novamente todas as informações. 
 
Fred Navarro, Marcelo Soares, diretor da ABRAJI, Marcelo Beraba e Sergio Gomes
 
Beraba começou sua carreira em 1971, no jornal O Globo. Trabalhou como repórter e editor da sucursal da Folha no Rio (de 84 a 88). Foi editor de Cotidiano (88), do caderno de Política e do suplemento diário Diretas-Já, em 1989. Foi ainda secretário de redação da Folha (entre 91 e 96) e editor executivo do Jornal do Brasil e do Jornal da Globo (96 a 99, respectivamente). De 1999 a março de 2004, foi diretor da sucursal da Folha no Rio.
 
A Aula Magna do próximo sábado, dia 21, será de Teresa Isenburg, professora titular de Geografia Econômica-Política da l´Università di Milano e membro do Comitê Científico Italiano pelo Contrato Mundial da Água.
 
O "450 pautas" faz parte do Projeto Repórter do Futuro - Cursos de Complementação Universitária para Estudantes de Jornalismo que comemora, em dezembro, 10 anos de existência. É uma iniciativa da OBORÉ, ABRAJI e um grupo de estudantes de jornalismo de diversas faculdades.
 
Mais informações
tel (11) 3214 3766 ou
450sp@obore.com
 
 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online