Sábado, 20 de Setembro de 2014 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Começa o curso ´De Frente para o Novo Brasil`
Giovanna Modé
  21/07/2003

O direito à informação é essencial na construção da cidadania. Foi a partir dessa idéia que Eugênio Bucci, presidente da Radiobrás, deu a aula magna, na última sexta-feira, dia 18, do curso De Frente para o Novo Brasil , módulo do Projeto Repórter do Futuro realizado para estudantes e recém-formados em Jornalismo e Rádio e TV pela OBORÉ em parceria com a Radiobrás.
 
"Temos a obrigação de dar a informação em foto, texto ou vídeo, dentro da melhor ética possível", disse Bucci, enfatizando o desafio de se fazer jornalismo público de qualidade e a importância do curso nesse sentido. "Eu acredito em encontros como esse, porque ´aprender na prática´ é a teoria de outro aplicado ao nosso cotidiano", disse. Participaram também Giancarlo Summa, chefe da Sucursal da Radiobrás em São Paulo, Sérgio Gomes, diretor da OBORÉ, e Sérgio Buarque de Gusmão, coordenador técnico do Projeto Repórter do Futuro.
 
Fotos: Marcos Zaniboni 
Na abertura, 20 estudantes e recém-formados em Jornalismo e Rádio e TV
questionaram sobre os novos rumos da Radiobrás         
 
 
 
Eugênio Bucci e Giancarlo Summa discorreram
sobre os desafios de se fazer jornalismo público de qualidade
 
O segundo encontro foi com Gilberto Nascimento, assessor de imprensa do Ministro da Segurança Alimentar e do Combate à Fome. Ele falou, sobretudo, da relação entre a mídia e o Programa Fome Zero nesses primeiros meses de implantação do programa, que hoje abrange 158 cidades. Contou, ainda, um pouco de seus anos como repórter na cidade de São Paulo, sempre voltado aos problemas sociais do município. 
 
Gilberto Nascimento falou da relação entre o Programa Fome Zero e a mídia. À esquerda, Ana Luisa Zaniboni, diretora da OBORÉ; à direita, Márcia Detoni, do escritório da Radiobrás em São Paulo 
 
 
João Pedro Stédile, da Coordenação Nacional do Movimento dos Sem Terra, foi o palestrante e entrevistado no sábado à tarde. Começou fazendo uma retrospectiva histórica da divisão das terras no País. Ao longo das perguntas, foi indagado sobre o tratamento dado pela imprensa ao MST, educação dos integrantes do movimento, situação dos acampamentos e assentamentos, força política do movimento e ainda sobre questões de conjuntura como alimentos transgênicos e os primeiros meses de governo do presidente Lula. "A única saída para o governo está em investir na agricultura", disse.
 
Ao final do encontro, os 20 participantes foram "oficialmente" convidados por Stédile a visitar um acampamento e um assentamento para melhor compreenderem a realidade do movimento.
 
 
 
João Pedro Stédile durante o encontro. Ao lado, Giancarlo Summa,
chefe da Sucursal da Radiobrás em São Paulo
 
 
                                                              Os 20 participantes foram convidados a conhecer in loco a realidade dos acampamentos e assentamentos do MST
 
Seguindo o modelo do Projeto Repórter do Futuro, alguns minutos antes de começar as palestras, Sérgio Buarque de Gusmão, coordenador técnico do Projeto, conversa com os futuros profissionais, orientando sobre as técnicas e posturas para que a entrevista coletiva seja aproveitada da melhor forma possível. Ao final, a equipe da coordenação volta a conversar com os alunos para uma avaliação crítica do encontro, analisando a conduta dos participantes. 
 
Hoje à noite o grupo irá à abertura do 23º Encontro Científico dos Estudantes de Medicina (Ecem), onde estará o Ministro da Saúde, Humberto Costa. A proposta é participar da entrevista coletiva, aplicando as técnicas praticadas durante as aulas anteriores do curso.
 
O próximo encontro acontece na sexta-feira, às 18h, com o líder do Governo na Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo. No sábado, a palestra / entrevista coletiva da manhã será com o
Economista e Consultor Editorial da Revista Carta Capital, Luiz Gonzaga Belluzzo, e o encerramento, ainda no sábado à tarde, será com o diretor de redação da revista Carta Capital, Mino Carta. 
 
*A íntegra de cada um dos encontros e uma galeria de fotos estarão disponíveis na próxima semana, após o encerramento.
 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | 3214.3766 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online