Sábado, 19 de Agosto de 2017 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Curso OBORÉ/Intervozes reúne jovens comunicadores

  08/05/2003

Recém-formados e estudantes vieram de Goiânia (GO), Rio de Janeiro (RJ), Palmas (TO),   Brasília (DF), Joinville (SC), Vitória da Conquista (BA) e Belo Horizonte (MG) para participar do 1º Curso de Atualização Profissional OBORÉ/Intervozes, que ocorreu entre os dias 1º e 4 deste mês, em São Paulo. Os 37 jovens comunicadores participaram de debates que tinham como pano de fundo a comunicação durante a redemocratização do Brasil, abrangendo temas como comunicação popular, censura, imprensa alternativa e o papel dos comunicadores no cenário atual."É a primeira vez que eu vejo um grupo de recém-formados em jornalismo se reunir por conta própria para pensar o futuro", disse Sérgio Gomes, diretor da OBORÉ.
 
No Dia do Trabalho, primeiro do curso, os participantes acompanharam as
manifestações promovidas pelas centrais sindicais, em São Paulo e na cidade de Mauá (foto).
 
Durante o primeiro dia, muitos participantes acompanharam os festejos do feriado do Dia do Trabalho, promovidos pela CUT e pela Força Sindical em toda a grande São Paulo. À noite houve a abertura oficial do curso, marcada pelo filme Para Além do Cidadão Kane (Brazil: Beyond Citizen Kane), produzido em 1992 pela BBC. Esse documentário aborda o poder de manipulação da Rede Globo e foi alvo de processo jurídico contra a BBC (a TV Globo perdeu). Foi proibido em suas primeiras exibições no Brasil (no Museu da Imagem e do Som, em 1993) e passou a circular em todo o País numa espécie de rede pirata de gravações. 
 
No Centro Cultural 25 de Abril, o grupo assistiu ao documentário Para Além do Cidadão Kane, um aquecimento para os três dias de debates sobre comunicação
 
Entre os palestrantes, estiveram presentes o jornalista Breno Altman, da revista Reportagem; o analista político e consultor sindical João Guilherme Vargas Netto; o jornalista Sergio Buarque de Gusmão, crítico de mídia e diretor do Instituto Gutenberg; Sergio Gomes, diretor da OBORÉ; Gustavo Gindre, diretor do Instituto de Estudos e Projetos em Comunicação e Cultura; e Rodrigo Murtino, mestrando em comunicação na Universidade Federal Fluminense.
 
O jornalista Breno Altman e o analista político João Guilherme Vargas fizeram as primeiras palestras do curso. À partir da esq - Sergio Gomes, Altman, Vargas e Antônio Biondi, do Intervozes
 
Participaram também o professor Venício de Lima, autor de Mídia: Teoria e Política (Fundação Perseu Abramo) e titular aposentado pela Universidade de Brasília, falando sobre as lógicas que regem a comunicação no Brasil, da ditadura ao governo Lula; e o professor de comunicação da Universidade de Sergipe, César Bolano, com a exposição: "A reestruturação capitalista e seus efeitos nas comunicações".
 
 
O professor Venício de Lima (centro), titular aposentado pela Universidade de Brasília, falou  sobre a comunicação no Brasil nos últimos trinta anos.
 
"O curso foi a principal oportunidade para o grupo se capacitar, objetivando uma atuação mais ampla dentro do problema das Comunicações no Brasil. Além do que, ao nos unirmos a mestres e interessados na democratização da mídia, estamos aumentando as esperanças e as possibilidades de uma política cidadã", avaliou Aloísio Milani, do coletivo Intervozes, que reúne mais de cem jovens comunicadores espalhados pelo Brasil.
 
Sergio Gomes, diretor da OBORÉ, Sergio Buarque de Gusmão, diretor do Instituto Gutenberg, e Giovanna Modé, do Intervozes
 
A síntese dos debates estará disponível até o final do mês neste site e no endereço eletrônico do Intervozes - Coletivo Brasil de Comunicação Social (www.intervozes.org.br) e será publicada na série Cadernos de Jornalismo do Projeto Repórter do Futuro, cursos de complementação universitária desenvolvido pela OBORÉ desde 1994.
 
O professor Cesar Bolaño (dir.) fez a última palestra do curso falando sobre "A reestruturação capitalista e seus efeitos nas comunicações". Zelio, editor d´OPASQUIM21, reforçou o convite para que os estudantes se integrem à equipe de colaboradores do semanário.
À esquerda, Cristiano Navarro, do Intervozes.
Jantar de confraternização no restaurante Sujinho, no dia 1º de maio
 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online