Segunda-feira, 20 de Agosto de 2018 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Jornalismo de Dados é tema do segundo encontro de formação com coordenadores do PRF
Ruam Oliveira | OBORÉ
  20/07/2018

Marcelo Soares_Jornalismo de dados
O jornalista será o coordenador do curso sobre Jornalismo e Direitos Humanos. Foto: Ruam Oliveira / OBORÉ
 
“Os dados nos possibilitam questionar a fonte com base no que ela mesma forneceu”, disse Marcelo Soares, jornalista especializado em Jornalismo de Dados e convidado do 2º Encontro de Formação com a equipe de coordenação do Projeto Repórter do Futuro. O encontro aconteceu na tarde de  terça-feira, 10/7, no escritório Brooklin da OBORÉ.  
 
Trabalhando com dados desde os tempos em que era universitário,  Soares é um dos idealizadores do Ranking de Eficiência dos Municípios, ferramenta desenvolvida para a Folha de S. Paulo que permite observar como as administrações de cidades brasileiras gastam seus recursos e o nível de eficiência desses gastos. 
 
Atualmente, as análises e o uso de dados em reportagens são ações comuns no jornalismo, uma realidade diferente da encontrada pelo jornalista quando ainda era um jovem repórter e enfrentou desafios que os levaram a estudar matemática e cálculo para desenvolver olhar mais apurado sobre os números. 

Marcelo conta que dados para uma reportagem podem ser encontrados em diferentes locais e a narrativa originada deles não precisa ser necessariamente fria. Jornalismo de Dados  é, antes de tudo,  jornalismo, pontua. E dados são um aporte para o jornalismo;  cabe ao repórter enxergar o significado deles e utilizá-los como forma de qualificar as informações, o texto e o contexto. 

O encontro contou com a participação de Ana Luisa Zaniboni Gomes e Sergio Gomes, diretores da OBORÉ, dos jornalistas e professores Aldo Quiroga, Ronald Sclavi e Arlete Taboada, e da secretária-executiva do Projeto Repórter do Futuro Cristina Cavalcanti. 
 
Marcelo Soares integra, neste ano, a equipe do Projeto Repórter no Futuro na coordenação do 5º Curso de Informação sobre Jornalismo e Direitos Humanos, módulo do PRF com inscrições abertas até o dia 05/08
 
Formação continuada 
 

Como forma de manterem-se atualizados diante das novas realidades da produção e circulação de peças jornalísticas, os coordenadores do Projeto Repórter do Futuro criaram módulos de formação continuada. As três atividades programaras para o mês de julho abordam técnicas e novas experiências no jornalismo. Os encontros acontecem na OBORÉ para a equipe e convidados. 
 
O primeiro encontro, dia 3 de julho, foi com o jornalista André Deak, que abriu a série com Novas Linguagens no Jornalismo -  tema de sua coluna mensal no Le Monde Diplomatique Brasil. O próximo encontro, em agosto, discutirá as novas formas de atuar e gerenciar as redações jornalísticas. 
 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online