Segunda-feira, 20 de Novembro de 2017 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Laerte Coutinho e Jaime Prades abordam ilustração sindical em workshop no CEDEM - Unesp
Assessoria de Comunicação do CEDEM-Unesp
  30/06/2017

No âmbito do Projeto Traços da Resistência, em andamento no Centro de Documentação e Memória (CEDEM), da Unesp, será oferecido o workshop Ilustração editorial em imprensa sindical, com exposição dos cartunistas Laerte Coutinho e Jaime Prades. O evento ocorrerá em 6 de julho de 2017, 5ª feira, das 14h30 às 17h30, no auditório do CEDEM.
 

Ilustração do cartunista Larte Coutinho pertencente ao Fundo OBORÈ Editorial
 
O workshop tem a finalidade de discutir as práticas de produção de ilustração editorial da imprensa sindical nas décadas de 1970 e 1980. Naquele período histórico a imprensa sindical desempenhou importante papel na luta contra a ditadura militar. A Oboré Editora realizou importante ação, colocando-se a serviço da classe trabalhadora, com a função de informar sobre a situação política e social do país.
 
Os temas abordados serão produção editorial, imprensa sindical, política, imprensa alternativa e comunicação. Os públicos-alvo a que se destina o evento são prioritariamente jornalistas, comunicadores, cartunistas, desenhistas, designers gráficos, estudantes e historiadores.
 
Sobre os expositores 
 
Laerte Coutinho - cartunista e desenhista reconhecida internacionalmente. Colaborou com importantes periódicos nacionais como Pasquim, Chiclete com Banana, Circo, tendo fundado a revista Balão. Junto com Sérgio Gomes, fundou a Oboré Editora. Escreveu textos de programas humorísticos e infantil para a TV aberta e, recentemente, atuou em curta-metragens e documentários premiados.
 
Jaime Prades - artista plástico e designer gráfico. Trabalhou por cinco anos na Oboré Editora. Inaugurou o ateliê do grupo Tupinãodá na Vila Madalena (SP), onde realizou projetos de intervenções urbanas e expõe suas obras, desde os anos 1990, em diversas exibições nacionais e internacionais.
 
Sobre o Projeto Traços da Resistência – Com o apoio do edital Rumos Itaú Cultural, o Traços da Resistência objetiva a preservação e o acesso a um conjunto de aproximadamente cinco mil ilustrações produzidas por cartunistas, colaboradores da Editora Oboré, no final dos anos 1970, durante toda as décadas de 1980, 1990 e início do ano 2000.
 
Este conjunto documental, produzido pelos artistas Laerte Coutinho, Glauco, Henfil, Chico Caruso, Fortuna, Jaime Leão, Gilberto Maringoni, entre outros, compõe parte do acervo iconográfico do Fundo Oboré Editora, custodiado no CEDEM.
 
A série contemplada pelo projeto é composta por tiras, charges, cartuns e caricaturas. Parte dela nos remete a um período histórico marcado por manifestações políticas pelo fim da ditadura militar, a volta dos exilados, eleições diretas entre assuntos pontuais como a inflação alta e a carestia.
 
Com cinco colaboradores, o projeto teve início no mês de março, com previsão de ser finalizado em janeiro de 2018. A etapa de higienização já foi concluída.  Ela tem a finalidade de remoção da sujeira, tais como poeira, larvas de insetos, grampos e clipes para evitar a aceleração do processo de deterioração.
 
Na etapa atual, os documentos estão sendo identificados com título data e técnica de produção, autoria, veículo onde foi publicado, entre outras informações. Posteriormente serão aplicados os códigos de localização; cadastro em base de dados; acondicionamento em invólucros especialmente adquiridos para esse fim; além da digitalização de cada unidade, buscando a prevenção e facilidade de divulgação.
 
Workshops – O ciclo de workshop é uma iniciativa que visa a formação dos colaborares do projeto. O primeiro aconteceu em março, com o tema “Conservação Preventiva”. Foi ministrado pela professora Telma Madio, do Departamento de Ciência da Informação da Faculdade de Filosofia e Ciência da Unesp, Câmpus de Marília.
 
O ciclo de workshop também é parte das comemorações dos 30 anos do CEDEM, completados neste 2017.
 
Agenda:
 
Workshop - Ilustração editorial em imprensa sindical
Inscrições gratuitas: Aqui
Data e horário: 06/07/2017, 5ª feira, das 14h30 às 17h30;
Local: Praça da Sé, 108 – 1º andar (metrô Sé);
Informações: (11) 3116–1701- eventos@cedem.unesp.com.br
www.cedem.unesp.br
Transmissão ao vivo: www.tv.unesp.br/cedem
 
Certificado de participação a ser retirado no evento - Duração: 3h;
 
Assessoria de Comunicação do CEDEM, da Unesp
 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online