Quinta-feira, 29 de Junho de 2017 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  USP realiza simpósio para discutir o envelhecimento ativo

  15/04/2017

Para debater sobre os desafios do envelhecimento ativo, a pró reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP realiza no dia 3 de maio, uma quarta-feira, das 8h às 18h, o primeiro simpósio “USP Rumo ao Envelhecimento Ativo”, com a participação da antropóloga e escritora Mirian Goldenberg, do economista Eduardo Gianetti, do arquiteto e urbanista Marcelo de Andrade Roméro, pró reitor de Cultura e Extensão Universitária da USP, e da professora e psicóloga Ecléa Bosi. O evento vai debater a relação do envelhecimento com qualidade de vida, saúde mental e física, economia entre outros aspectos de uma vida ativa.

Esta ação é parte do programa Universidade Aberta à Terceira Idade e acontecerá na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mildin. Ela é realizada em parceria com o Hospital Universitário da USP, por meio do projeto Envelhecimento Ativo.

Em texto divulgado pela universidade, o simpósio foi pensado levando em consideração o aumento da longevidade e o que esse crescimento pode acarretar nas pessoas. “O aumento da longevidade da população mundial está exigindo mudanças e novos modelos de relações, trabalho e aprendizados surgirão”, disse o coordenador do programa Universidade Aberta à Terceira Idade, o médico Egídio Dórea.

Ele aponta que a população de terceira idade que está ativa representa “um valioso recurso para comunidades, famílias e economia. A não inclusão do indivíduo idoso em planos de desenvolvimento social e econômico acarretará riscos sociais a esse público e às comunidades em geral”.

As inscrições devem ser feitas previamente pelo email envelhecimentoativo@hu.usp.br ou pelo telefone (11) 3091-9183.

Programação

Abertura: Prof. Dr. Alexandre Kalache

Módulo I: Envelhecimento e Memória
Palestrantes: Profa. Dra. Ecléa Bosi; Profa. Dra. Ivete Pieruccini; Sra. Neuza Carvalho

Módulo II: Envelhecimento e Saúde
Palestrante: Profa. Dra. Patricia Chakur Brum; Prof. Dr. Márcio Mancini

Módulo III: Envelhecimento e Economia
Palestrante: Prof. Dr. Rodrigo De Losso da S. Bueno; Prof. Dr. Eduardo Giannetti

Módulo IV: Envelhecimento e Resiliência
Palestrantes: Profa. Dra. Mirian Goldenberg; Profa. Dra. Maria Júlia Kovács

Módulo V: Envelhecimento e Urbanismo
Palestrante: Prof. Dr. Marcelo Romero

Serviço
I Simpósio USP Rumo ao Envelhecimento Ativo
Onde: Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin - Auditório István Jancsó - Rua da Biblioteca, s/n, Cidade Universitária, São Paulo, SP
Quando: 3 de maio, das 8h às 18h
Quanto: Gratuito
Inscrições e informações: envelhecimentoativo@hu.usp.br ou (11) 3091-9183

Informações para imprensa
Elcio Silva | Gustavo Drullis | Michel Sitnik | Teresa Espallargas
(11) 2648 0472 | (11) 2648 0042 | (11) 2648 0497 | procin@usp.br

Sobre a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP:

A Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) é o órgão que desenvolve as políticas culturais e de extensão da Universidade de São Paulo, funcionando como um canal aberto de diálogo da USP com a sociedade. A PRCEU tem ampla atuação, trabalhando na gestão de programas de fomento às iniciativas acadêmicas em cultura e extensão e no apoio às ações da comunidade universitária junto à sociedade. Fazem parte dessa estrutura: Núcleo dos Direitos da USP, Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, TUSP – Teatro da USP, Cinusp Paulo Emílio – Cinema da USP, OSUSP – Orquestra Sinfônica da USP, CoralUSP – Coral da USP, Centro Universitário Maria Antonia, Estação Ciência, CienTec - Parque de Ciência e Tecnologia da USP, Museu de Ciências, Centro de Preservação Cultural - Casa de D. Yayá e Engenho São Jorge dos Erasmos. Promove, ainda, ações próprias no âmbito da cultura e da extensão universitária, como os programas “Nascente”, “USP e as Profissões” e “Giro Cultural USP”.
 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online