Sexta-feira, 24 de Outubro de 2014 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Estudantes de 21 faculdades lotam a Matilha Cultural no Encontro de Seleção para o módulo Conflitos Armados, do Repórter do Futuro
Texto: Giulia Fotos: João Paulo Brito
  06/08/2012

Cinquenta e seis estudantes de 21 faculdades interessados em participar do XI Curso de Informação sobre Jornalismo em Conflitos Armados e Outras Situações de Violência lotaram o cinema da Matilha Cultural no último sábado, 4 de agosto, às 9h. O Encontro de Confraternização e Seleção do módulo, que integra o Projeto Repórter do Futuro, teve uma palestra de Felipe Donoso, chefe da Delegação Regional do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) para Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. Após a apresentação, os estudantes realizaram o Teste de Seleção. A lista de 20 jovens jornalistas que participarão do curso será divulgada na segunda-feira, 13 de agosto.

Donoso explicou que, para realizar a missão de proteger e assistir os envolvidos em conflitos armados, o CICV precisa garantir sua neutralidade. Por isso, a organização não pode detalhar as situações que encontra em zonas de guerra, papel que cabe aos jornalistas. «Vocês têm a capacidade de fazer a caixa de ressonância para lembrar os Estados e as partes engajadas de suas obrigações, apontando onde elas estão sendo violadas. Por que assim vocês vão fazer algo que nós não podemos : informar, chamar atenção », defendeu. Ele também exibiu um vídeo que exemplifica a atuação humanitária do CICV.




Donoso destaca o papel dos jornalistas em conflitos armados no Encontro: "Vocês apontam as violações"

No encontro, o jornalista João Paulo Charleaux, coordenador pedagógico do módulo, explicou que não se trata de um curso sobre como se comportar na cobertura de um conflito bélico. "Esse é um curso de informação. Como aumentar a proteção das vítimas da guerra, que direito essas pessoas têm, o que acontece com elas em uma situação de conflito armado", acrescenta. O curso gira em torno do Direito Internacional Humanitário, ou seja, "as regras que deveriam reger o conflito armado e que servem para reduzir o sofrimento dos civis e combatentes, mitigar os efeitos da guerra”, esclarece Charleaux. 


Para ele, o objetivo é resgatar um ponto de vista normalmente excluído da cobertura de conflitos armados: a visão da vítima. ”A gente fala sobre a máquina de guerra, as estratégias políticas e diplomáticas. Mas quando a gente fala como é bacana o avião super tucano, nem sempre conseguimos associar isso ao efeito humano que ele provoca. A cobertura é descolada da consequência que a guerra tem na vida das pessoas ”, aponta o repórter, que já foi editor-assistente da editoria Internacional no Estadão e realizou reportagens no Chile e no Haiti. 



O coordenador João Paulo Charleaux explica o curso para os estudantes. 


Seleção

Os 20 estudantes que participarão do curso serão selecionados por uma banca examinadora composta pelas entidades parceiras : Abraji, CICV, Sindicato dos Professores de São Paulo (SINPRO-SP), OBORÉ e Coordenação Pedagógica do Projeto Repórter do Futuro. O resultado sai na segunda-feira, 13 de agosto, publicado no site da OBORÉ e do Repórter do Futuro.

A partir daí, durante cinco sábados (entre 18 de agosto a 29 de setembro), um jurista, um militar, um policia, uma jornalista e um especialista em Relações Internacionais ministrarão conferências de imprensa e concederão entrevistas coletivas para os estudantes, expondo suas diferentes visões sobre o tema.









Fachada da Matilha Cultural, na Rua Rego Freitas, onde o encontro foi realizado.


Apoio

Promovido pelo CICV em parceria com a OBORÉ Projetos Especiais em Comunicações e Artes e a Abraji - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), o curso conta com o apoio do SINPRO-SP, Câmara Municipal de São Paulo, Cátedra UNESCO de Comunicação, Matilha Cultural , Hospital Premier / MAIS - Modelo de Atenção Integral à Saúde, NH Photos / Nivaldo Silva, KBR TEC Soluções Online e da Coordenação dos principais Cursos de Jornalismo de São Paulo : USP, PUC-SP, Mackenzie, Metodista-SP, Cásper Líbero e ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing. As revistas Brasil Atual, Caros Amigos, Fórum, Imprensa, Piauí, Samuel e o Blog " Xis da Questão " do Professor Chaparro - Midia , Jornalismo e Atualidade também emprestam seu prestígio a esta iniciativa e colaboram de diversas formas para o seu êxito.




Felipe Donoso (esq), Ana Luisa e Sergio Gomes (diretores da OBORÉ), Guilherme Alpendre (Abraji) e João Paulo Charleaux (coordenador pedagógico) coordenam Encontro de Seleção. 

Programação:

18 de agosto
8h30 - Tenente Coronel Sergio Ricardo Curvelo Lamellas, Oficial do Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx), sobre a relação do Exército com a imprensa.
Local: Centro de Imprensa/Redação Escola da OBORÉ
Rua Rego Freitas, 454, 8º andar

25 de agosto
8h30 – Gabriel Valladares, assessor jurídico do CICV, sobre as normas aplicáveis em conflitos armados e outras situações de violência e as contribuições do CICV.
Local: Centro de Imprensa/Redação Escola da OBORÉ

1° de setembro
8h30 – Coronel André Vianna, da reserva da Polícia Militar de São Paulo, sobre as normas internacionais aplicáveis à função policial no uso da força e de armas de fogo.
Local: Centro de Imprensa/Redação Escola da OBORÉ

15 de setembro
8h30 - Cláudia Antunes, repórter especial do jornal Folha de S. Paulo, sobre a cobertura de conflitos armados e outras situações de violência.
Local: Centro de Imprensa/Redação Escola da OBORÉ

29 de setembro
8h30 - Cerimônia de encerramento.
Exposição de Reginaldo Nasser, professor do Departamento de Relações Internacionais da PUC-SP, sobre a cobertura jornalística de política externa brasileira, além dos atores tradicionais.
Local: Câmara Municipal - Auditório Sérgio Vieira de Mello (Viaduto Jacareí 100 - Bela Vista Sao Paulo)


Mais informações: 

Método de seleção

Os indicadores de avaliação do teste aplicado no dia 4 baseiam-se no interesse pelo tema, experiência pessoal, profissional ou acadêmica, clareza na exposição de ideias e motivação.
As respostas ao questionário foram xerocadas (sem identificação do estudante - nome e faculdade ) e entregues a cinco membros da banca examinadora – composta por representantes das instituições promotoras (Abraji, CICV, Sindicato dos Professores de São Paulo (SINPRO-SP), OBORÉ e Coordenação Pedagógica do Projeto Repórter do Futuro).

Os questionários foram identificados apenas por números, garantindo-se absoluta isenção no processo de escolha. Os cinco da Banca trabalham isolamente ( não há contato entre eles ) e cada um escolhe os " seus 20 ". Do cruzamento dessas listas, sai a relação dos selecionados que será divulgada dia 13 de agosto, segunda-feira, pelo www.obore.com e www.reporterdofuturo.com.br 

Reembolsa 

Como nos demais cursos modulados do Projeto Repórter do Futuro , irá vigorar o princípio da Reembolsa. Isso significa que o estudante aprovado confirma sua matrícula , dias 14 ou 15, no Centro de Imprensa / Redação-Escola da OBORÉ, entregando um cheque caução no valor de um salário mínimo, pós-datado para 29 de setembro: dia da avaliação e entrega dos Certificados.

Observação :
Na hipótese de desistências, serão chamados os primeiros da Lista de Espera para que façam suas matrículas nos dias 16 e 17.

O cheque, evidentemente, não será depositado. Será, sim, devolvido ao aluno que queira celebrar um Pacto de Reembolsa com a OBORÉ , ou seja, que se disponha a cumprir quatro condições relacionadas a seguir: 

1 – Comparecer, pontualmente, ao Encontro de Seleção, a todas as Conferências de Imprensa/Entrevistas Coletivas do curso e ao dia de avaliação. 

2 – Produzir um texto sobre cada uma das Conferências/Entrevistas e enviá-lo à Coordenação Pedagógica, via email –
reporterdofuturo@obore.com, até o meio-dia da terça-feira seguinte. 

3 – Comparecer ao menos a um atendimento individual com a Coordenação Pedagógica para análise dos textos produzidos ao longo do curso. 

4 – Publicar , até 27 de setembro, ao menos uma matéria relacionada ao tema do módulo, em qualquer veículo de comunicação que tenha editor responsável.

Para informações adicionais :

OBORÉ – (11) 3214.3766 / reporterdofuturo@obore.com
CICV: www.icrc.org/por

 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | 3214.3766 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online