Segunda-feira, 22 de Dezembro de 2014 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Descobrir a Amazônia: aqui a lista de aprovados; Descobrir São Paulo: encerramento amanhã, sábado, na Câmara
Texto: Giulia Afiune Fotos: Nivaldo Silva
  13/04/2012

Os 25 estudantes selecionados participarão de seis conferências de imprensa/entrevistas coletivas que, a partir de 28 de abril, abordarão diversos aspectos sobre a Amazônia. Enquanto isso, o encerramento do módulo São Paulo no sábado terá um balanço do curso e a contribuição do Professor Carlos Chaparro, da ECA-USP, e do jornalista Nelson Breve Dias, presidente da EBC/TV Brasil.  

 

Após um intenso trabalho, a Banca examinadora, composta pela OBORÉ, ABRAJI – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, IEA – Instituto de Estudos Avançados da USP e a Coordenação Pedagógica do Projeto Repórter do Futuro selecionou os 25 estudantes que participarão da 6ª edição do curso Descobrir a Amazônia, Descobrir-se Repórter que integra o Projeto Repórter do Futuro. A partir de 28 de abril, eles participarão de seis conferências de imprensa/entrevistas coletivas que buscarão explorar diversos temas que compõem a complexidade da Amazônia. Confira os selecionados abaixo:

Aprovados para este curso

Alessandra Goes Alves

Alexandre Maciel da Silva

Ana Carolina Neira

Anais Paoletti Fernandes

Barbara Marques Rodrigues Gomes

Bruna Venancio Gonçalles

Cristiane Paião Macedo

Danillo Soares de Oliveira

Gabriela Zaniratto Silva

Guilherme Santana Rocha Pereira

Helder Vinícius Araújo Ferreira

Karin Ellert Salomão

Marianne Búfalo de Vasconcelos

Marina Alves Maciel

Marina Lopes Mustafá Francisco

Olívia Beserra Freitas

Pedro Lucas Oliveira dos Santos

Priscila de Castro Kesselring

Rafael Santos Pereira

Roberto Bueno Mendes

Rosana Pinheiro da Silva

Stephanie Kim Abe

Talula Mel de Queiroz Silva

Thales Willian dos Santos Silva

Yahell Luci Lima 


Descobrir São Paulo 

Após onze encontros, iniciados em 17 de dezembro, chega ao fim a 5ª edição do curso Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter, coordenado pelo jornalista Milton Bellintani. O encerramento do curso será esse sábado, 14 de abril, às 8h30 no Plenário 1º de Maio da Câmara Municipal, quando os estudantes e a coordenação farão um balanço do curso. Também falarão o Professor Carlos Chaparro, livre docente da ECA-USP e o presidente da EBC/TV Brasil, Nelson Breve Dias.

Ao longo de três meses, os estudantes puderam investigar alguns dos principais problemas da cidade, entrevistando especialistas e vereadores e recebendo orientações de jornalistas especializados em cobrir cada tema. Além disso, os alunos assistiram a uma sessão com o filme Bem Vindo a São Paulo, uma homenagem ao cineasta e diretor da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, Leon Cakoff e ao aniversário da cidade, na Cinemateca Brasileira. Eles também conheceram, sobre duas rodas, o centro da cidade na Bicicletada em homenagem aos 90 anos da Semana de Arte Moderna de 1922 e realizaram um Piquenique nas Alturas, no terraço do Edifício Copan.


Retrospectiva

A 5ª edição do módulo sobre a cidade teve início dia 17 de dezembro de 2011 e contou com a presença do Professor Carlos Chaparro, livre docente da ECA-USP. No sábado, dia 21, o tema Transporte e Mobilidade foi apresentado pelo engenheiro Frederico Bussinger. No dia 28, o tema Habitação foi apresentado pelo arquiteto e urbanista Ciro Pirondi, diretor da Escola da Cidade. No dia 11 de fevereiro, foi a vez de discutir Trabalho e Renda com o analista político e assessor sindical João Guilherme Vargas Netto. No dia 25 de fevereiro, o tema foi Saúde com a presença de Gonzalo Vecina Neto, ex-diretor da Anvisa, professor da Faculdade de Saúde Pública da USP e atual diretor-superintendente corporativo do Hospital Sírio-Libanês.

No dia 3 de março, Maurício Broinizi, da Rede Nossa São Paulo, falou com os estudantes sobre Desenvolvimento Sustentável. O ex-Subsecretário Nacional de Segurança Pública, Guaracy Mingardi, abordou a Violência e a Segurança Pública no dia 10 de março. A penúltima conferência do módulo contou com a presença de José Valverde, coordenador técnico das leis que criaram as Políticas Estadual e Nacional dos Resíduos Sólidos, discutindo o tema Lixo e Meio Ambiente. A última entrevista coletiva foi sobre Educação com o professor da PUC e da Metodista, José Salvador Faro. No dia 31 de março, os alunos tiveram uma aula-bônus com Fred Bussinger sobre transporte e fizeram uma confraternização no terraço do Edifício Copan, o Piquenique nas Alturas.  

Acompanhe a cobertura completa do módulo no site-laboratório do Projeto Repórter do Futuro

 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | 3214.3766 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online