Se você é radialista e está interessado em contribuir com a Educação brasileira, fique ligado: o Ministério da Educação está unindo esforços para reativar e ampliar a Rede de Comunicadores pela Educação.

Veja como foram as oficinas:

Alagoas

Bahia

Ceará

Maranhão

Minas Gerais

Paraíba

Paraná

Pernambuco

Piauí

Rio de Janeiro

Rio Grande do Norte

Rio Grande do Sul

Santa Catarina

São Paulo

Sergipe

Programação Simplificada



Textos especiais:

As novidades da LDB

Em torno de algumas questões educacionais

Eixos transversais


Visite o site oficial da Rede de Comunicadores pela Educação


 

voltar

Rede de Comunicadores Paraná








Rede de Comunicadores pela Educação
Oficina: Parana - Data:
Lista de presença
Participantes Emissora / Entidade Cargo Município de origem
Akim Antonio da Cruz
Rádio Cristal FM
  Marilândia do Sul
Anderlin Valério Júnior
Universidade Federal do Paraná
  Curitiba
Annalice Del Vechio de Lima
Pastoral da Criança
  Curitiba
Antônio Lúcio Zarantonello
FETAEP
  Curitiba
Antonio Pereira Godoy
Rádio Alvorada
  Londrina
Benedito Roberto Pinto
Rádio Legendária
  Lapa
Carin Wagner Rauth
Faculdade Internacional de Curitiba
  Curitiba
Cláudia Menezes Rodrigues Brito
Rádio Record de Curitiba Ltda
  Curitiba
Cláudia Regina de Oliveira Gabardo
FETAEP
  Curitiba
Claudio Teixeira
Hospital Pequeno Príncipe
  Curitiba
Cristiane Chiroli de Almeida Santos
C.R. Radiodifusão Ltda
  Fazenda Rio Grande
Cristiano Silva
FM Verde Vale Ltda
  União da Vitória
Cynthia Figueiredo Camargo
Projeto Rádio pela Educação
  Londrina
Daiso Rodrigo Calegari
Sinuelo FM
  Itaipolandia
Diovane Barbosa
Rádio Novo Tempo FM
  Curitiba
Fabio Marlos Ossak
Rádio Difusora União Ltda
  União da Vitória
Guilherme Gustavo Evangelista
Bairro Vivo Comunicação, MKT e Eventos
  Curitiba
Jacy Vanz Perin
Secretaria Municipal da Agricultura
  Curitiba
José Alberi Fortes Junior
UFPR - NITS
  Curitiba
José Carlos Rosa
Rádio Nova Era AM
  Borrazópolis
José Soares Filho
Rádio Cristal FM
  Marilândia do Sul
Lilian Cátia de Jesus
Pastoral da Criança
  Curitiba
Maria de Lurdes Welter Pereira
Universidade Federal do Paraná
  Curitiba
Neide Rosa Campos
Pastoral da Criança
  Curitiba
Paulo Roberto Sanitá
Rádio Cultura Norte Paranaense Ltda
  Paranavaí
Reginaldo Aparecido Teodoro
Rádio Atalaia de Curitiba
  Curitiba
Sônia Maria Loyola
Universidade Federal do Paraná
  Curitiba
Valdir Luiz Pagnoncelli
Rádio Educadora de Dois Vizinhos Ltda
  Dois Vizinhos


Depoimentos

O que você está levando para casa desta oficina?

Antonio Lucio Zarantonello
Vice-presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná – FETAEP, Curitiba
Estou muito contente. A gente sempre aprende mais, se aprimora e eu agora aprendi um pouco mais sobre as metodologias de ensino no campo da Educação. Nós temos um grande potencial para levar essas informações sobre Educação para nossa gente, e o rádio é um grande instrumento para isso, levando cidadania, divulgando uma cultura cidadã em que nós nos amemos mais, nos unamos cada vez mais. O potencial do rádio pode ajudar a propiciar tudo isso.

Cyntia FigueiredoCamargo
Projeto Rádio pela Educação, Londrina
Estou levando para casa a esperança de que nossos colegas radialistas levem essa força que é a comunicação pela Educação. Tentar mostrar para as pessoas que nós, enquanto comunicadores, fazemos Educação, não melhor, mas juntando nosso conhecimento com o conhecimento dos professores, da sociedade.

Benedito Roberto Pinto
Rádio Legendária, Lapa
Estou levando na bagagem um bom conhecimento que a gente adquiriu hoje e espero outra oportunidade como esta para participar novamente, para poder transmitir para as pessoas com quem a gente está se comunicando no dia a dia aquilo que aprendeu hoje.

Jacy Vanz Perin
Secretaria Municipal da Agricultura, Curitiba
Estou fazendo estágio na Fazenda Rio Grande, onde temos uma rádio comunitária e esse evento de hoje serviu para que eu tenha dentro de mim uma fonte de estímulo para que tenhamos o Rádio como um meio de comunicação para levarmos para a sociedade todas as informações, principalmente referentes a Educação, que era um ponto que me deixava bastante aflita: como é que eu vou levar para a comunidade os problemas da Educação? Nós temos muitos problemas nessa área e sabemos que é através da Educação que se transforma a sociedade e não é só na educação escolar, mas na conscientização dos pais, da sociedade. Fazer com que os pais participem de todos os movimentos que organizam a sociedade. A partir do momento que você participa, é que você constrói. É através da construção que você provoca mudança, e nós precisamos construir uma nova sociedade.

 

Cristiano Silva
FM Verde Vale, União da Vitória
Muitas vezes as rádios não conseguem dedicar muito do seu tempo para assuntos que poderiam ser mostrados dentro da Educação. A apresentação de propostas de ações e assuntos a serem abordados pelas emissoras de rádio, e dessa forma ir mais a fundo, transmitir aos ouvintes e desenvolver trabalhos, valorizando ainda mais esse espaço colocado à disposição da população é um trabalho muito bom que o MEC está fazendo. Estou levando grandes idéias para proporcionar grandes resultados para toda a sociedade.

Fábio Marlos Ossak
Rádio Difusora União, União da Vitória
Para mim foi uma satisfação ter participado desse evento e fico feliz em saber que existem pessoas com iniciativa de querer fazer o bem, levar Educação. Que veículo é melhor que o Rádio, que atinge várias pessoas, independente de situação social e principalmente pessoas humildes, que precisam mais ainda de informação.

Paulo Roberto Sanitá
Rádio Cultura Norte Paranaense, Paranaval
Essa oficina nos leva ao compromisso de estar sempre orientando os ouvintes de uma maneira clara e objetiva como eles podem se organizar enquanto cidadãos em seus municípios e estarem atuando nos conselhos, nas escolas, para que possam ser fiscalizadores dos recursos públicos. Não ser apenas eleitores que depois de votar esquecem do poder público. É necessário fiscalizar para que possamos ter no futuro uma melhor qualidade de vida para nós e para nossos filhos. Se nós queremos uma sociedade diferente, nós temos que aprender a pensar diferente. Aprender a reivindicar, a questionar. Participar, não deixar para os outros. A política é coisa nossa, os recursos públicos são nossos e nós temos que saber participar, questionar e principalmente fiscalizar. Só assim a gente vai conseguir dar um rumo diferente ao nosso País.

Claúdia Menezes Rodrigues Brito
Rádio Record de Curitiba
Saio daqui feliz. Porque o povo precisa é de informação e é bom saber que juntos nós somos mais fortes. É bom renovar aquilo que ninguém sabe tudo, mas se juntarmos um pouquinho do que cada um de nós sabe e começarmos a divulgar, eu vejo uma Educação melhor e um futuro bem melhor para o nosso Brasil. É essa a esperança que vai acesa no meu coração. Muito obrigada!

Antonio Pereira Godoy
Rádio Alvorada, Londrina
Estou levando novas experiências, novos conhecimentos e um novo entusiasmo para continuar o trabalho do Rádio e cada vez mais a serviço da comunidade, das famílias, enfim, aquele trabalho que deve fazer toda a emissora de rádio, visando construir a cidadania, ajudando as pessoas a ter uma vida mais digna e isso só se conquista através da Educação. Aquilo que eu senti e ouvi aqui, vai me ajudar muito, porque a Educação está presente no dia a dia da nossa vida. Nós comunicamos educando e educamos comunicando e é isso que nós pretendemos e vamos fazer, e com a ajuda de vocês, levar adiante.

José Soares Filho
Rádio Crista FM, Marilândia do Sul.
Estou levando pra casa muitas informações sobre a realidade da nossa educação, as políticas do governo na educação, e o que a comunidade precisa saber para refletir a respeito de coisas que nós podemos mudar em nosso município, a partir de uma participação mais abrangente. Então, para mim, foi muito importante nesse sentido.

Daiso Rodrigo Callegari
Rádio Sinuelo FM, Itaipolândia
Eu gostei muito. Eu vi que a gente é muito pobre em conhecimentos e acho que começando cedo ainda dá tempo.

Guilherme Gustavo Evangelista
Bairro Vivo Comunicação, Marketing e Eventos, Curitiba
Hoje eu saio daqui levando muito mais informações de como agir, como ajudar e como poder repassar isso aos ouvintes, muitos deles pais de alunos, para que a gente possa fazer uma educação melhor. Quero fazer um pedido ao MEC: eu ouvi trabalhos realizados pela rádio MEC do Rio de Janeiro que são sensacionais e o Paraná é carente desse tipo de programação. Então, eu gostaria que houvesse uma Rádio MEC aqui em nosso Estado.