Se você é radialista e está interessado em contribuir com a Educação brasileira, fique ligado: o Ministério da Educação está unindo esforços para reativar e ampliar a Rede de Comunicadores pela Educação.

Veja como foram as oficinas:

Alagoas

Bahia

Ceará

Maranhão

Minas Gerais

Paraíba

Paraná

Pernambuco

Piauí

Rio de Janeiro

Rio Grande do Norte

Rio Grande do Sul

Santa Catarina

São Paulo

Sergipe

Programação Simplificada



Textos especiais:

As novidades da LDB

Em torno de algumas questões educacionais

Eixos transversais


Visite o site oficial da Rede de Comunicadores pela Educação


10/05/2004

voltar

Rede de Comunicadores Paraíba














Rede de Comunicadores pela Educação
Oficina: João Pessoa - Data: 10 de maio
Lista de presença
Participantes Emissora / Entidade Município de origem
Alberto Jorge Batinga Chaves Rádio Cidade de Sumé Sumé
Alexandre Marques da Silva Sindicato dos Radialistas da Paraíba João Pessoa
Antônio Marcos de Vasconcelos Rádio e TV Campina Grande Ltda Campina Grande
Carlos Alberto Virginio Barbosa Rádio Difusora Comunitária Camarazal Mulungu
Esmaildo Pereira Rádio Cidade FM de Piancó Piancó
Filipe Francilino de Sousa Rádio Cabo Branco FM João Pessoa
Flavianny Guimarães de Oliveira Rádio e TV Campina Grande Ltda Campina Grande
Francinaldo da Silva Sousa Rádio Liberdade FM Pombal
Francisco Assis Gomes Difusora Voz do Comércio Cajazeiras
Francisco Pedro Sistema Alternativo de Comunicação João Pessoa
Geudiano de Sousa Rádio Pedra Branca FM Pedra Branca
Gilberto Batista da Silva Rádio Areia FM Areia
Gilvanisa Maia Martins Rádio Integração do Brejo Bananeiras
Goretti Maria Sampaio de Freitas Universidade Estadual da Paraíba Campina Grande
Jacquelline Vieira Santos de Oliveira Rádio Cidade de Sumé Sumé
João da Paz Filho Rádio Cidade Campina Grande
José Alves de Sousa Serviço de Alto Falante "J Alves" Campina Grande
Kleon Batista da Silva Rádio Integração do Brejo Bananeiras
Luiz Custódio da Silva Universidade Estadual da Paraíba João Pessoa
Maria Leonora da Silva Rádio de Rua João Pessoa
Norma Maria Meireles Macedo Mafaldo Rádio Areia Dourada João Pessoa
Núbia Rodrigues Alves Rádio Divulgadora ST Alhandra
Pe Jandeilson Rodrigues de Alencar Rádio Integração do Brejo Bananeiras
Reginaldo Vicente de S Sobrinho Rádio Comunitária Nativa FM Piancó
Severino do Ramo Silva Associação Comunitária Renascer Jacaraú
Wagner de Oliveira Lima Cáritas Arquidiocesana da PB João Pessoa
Ynes Moreira Sobral da Silva Rádio Divulgadora ST Alhandra


Depoimentos

O que você está levando para casa desta Oficina?

Goreti Sampaio
Professora da Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande

A equipe está de parabéns por promover este espaço de reflexão. As discussões foram bastante proveitosas porque nos fizeram refletir sobre nosso papel de professor e jornalista. E também sobre como repassar essas informações e reflexões para os nossos alunos, contribuindo com a boa formação crítica. Acho que faltou mais tempo de discussão.

João da Paz
Rádio Cidade, Campina Grande

Achei muito importante esse momento de discussão sobre educação. Valeram o debate e os temas. É um incentivo para que a gente continue na luta por uma educação melhor no Brasil. Acho que faltou tempo para que pudéssemos nos integrar mais e trocar experiências.

Luiz Custódio da Silva
Professor da Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa

O evento foi da maior importância pelas informações, contribuições e debates. Espero que outros eventos aconteçam pois os participantes terão mais estímulo, mais entusiasmo para desenvolver suas atividades radiofônicas tendo a educação como tema prioritário. Saio daqui com novas idéias para trabalhar com meus alunos, para ampliar os ângulos do meu projeto de extensão na área de rádio comunitário e também de um projeto de pesquisa relacionado a conteúdos que estão sendo trabalhados pelas rádios comunitárias de todo o estado.

Gilberto Batista
Rádio Areia FM, Areia

O compromisso firmado neste encontro é que cabe a cada um de nós a responsabilidade de levar até o nosso público, até as pessoas da comunidade, os temas abordados no dia de hoje. A partir de agora, não faz quem não quer . Quanto ao material que recebemos, deveria ser um pouquinho melhor. Fica como sugestão para as próximas oficinas.

Ismaildo Pereira
Rádio Cidade FM, Piancó

Foi muito proveitoso, uma experiência a mais, um conhecimento a mais. A partir de agora, assumirei esse compromisso de ser um comunicador da Rede de Comunicadores pela Educação. Através da voz, levar conhecimento, informação e conscientizar sobre a importância do rádio em levar a educação de qualidade para todos. Muito bom participar aqui.

Geldiano de Sousa
Rádio Comunitária Pedra Branca FM, Pedra Branca

Hoje foi um dia muito importante e muito proveitoso para nós, que trabalhamos em rádio. Que possamos colocar em prática, em cada uma de nossas emissoras, um pouquinho do que aprendemos. E que as próximas oficinas também sejam comunicadas, para que possamos participar.

Alexandre Marques
Sindicato dos Radialistas da Paraíba, João Pessoa

Vim buscar responsabilidade social, não só pra mim, mas para todos. Que possamos transmitir e divulgar tudo o que aprendemos aos nossos ouvintes e fazer um grande chamamento para a responsabilidade social. Hoje, não temos motivo mais para reclamar do Fundef: se houver apropriação indébita, a culpa será só nossa porque antes não sabíamos de tais informações mas hoje já sabemos. Seremos elo e célula multiplicadora para que pessoas com má intenção não se apropriem do dinheiro de nossas crianças, do nosso futuro.

Reginaldo Vicente
Rádio Comunitária de Piancó

O curso foi muito proveitoso. Estou começando a carreira de radialista e moro no interior do estado, onde a informação é pouca. Acho que faltou mais tempo para discussões mais abrangentes e para que colhêssemos mais informações para nossos ouvintes.

Chico do Rádio
Difusora Rádio, Cajazeiras

Foi muito bom porque conhecemos novos companheiros e novas experiências. Discutimos a importância do rádio, especialmente nas comunidades. Muita gente fez sacrifício para vir à oficina porque em cada minuto que estivemos aqui aprendemos muita coisa relacionada às nossas atividades do dia-a-dia. A educação hoje é muito importante porque é a base principal de uma sociedade. Que continuem fazendo esses encontros para que tenhamos mais oportunidade de conhecer os principais problemas e de levar informação à nossa sociedade.

José Alves de Souza
Serviço de Comunicação J. Alves, Campina Grande

Levamos para casa a missão de cidadania, o exercício pleno da cidadania. E da educação, que é de suma importância para nós e para todo o Brasil. Parabéns pelo evento.

Filipe de Souza
Rádio Cabo Branco FM, João Pessoa

Foi um prazer participar desse encontro. Levo a experiência dos colegas e, ao mesmo tempo, o conteúdo repassado pelo instrutor que demonstrou aptidão e conhecimento sobre a educação brasileira e sobre as leis que determinam a prática da educação em nosso país.

Jaqueline Oliveira
Rádio Cidade, Sumé

Aprendemos muito, dividimos várias experiências e acho que a OBORÉ tem tido um papel fundamental na formação do radialista do Brasil. A gente espera encontros como este não só a área de educação, mas também da saúde e de outros aspectos que possam despertar na comunidade esse gosto pela discussão, pela participação popular, pela democratização das ações de governo. Faltou mais tempo para dividirmos mais experiência.

Kleon Batista
Rádio Integração do Brejo, Bananeiras

Essa oficina foi de fundamental importância porque trata de um tema que vem gerando muita discussão que é o da educação. É muito importante saber que nós, comunicadores, podemos levar educação às pessoas que não têm acesso. O que eu gostaria é de mais oficinas tratando de outros temas e que a gente pudesse sempre participar dessa troca de experiências.

Marcos Vasconcelos
Rádio Campina Grande FM, Campina Grande

Realmente de grande proveito essa oficina porque muda a visão que se tem de como fazer rádio hoje em dia – uma rádio mais voltada para a comunidade, mais voltada para a linguagem da comunidade e à educação. O que faltou foi mais tempo para debater melhor e desenvolver mais pautas e outras formas de fazer um jornalismo mais dinâmico e mais voltado para a comunidade.

Flavianny Guimarães
Rádio Campina Grande FM, Campina Grande

Acredito que depois de participar desta oficina, todos sairam mais preocupados com o tema educação e se informarão melhor sobre o tema para poder passar uma informação mais precisa, mais concisa, e acessível a toda comunidade.

Inez Sobral
Rádio Divulgadora ST, João Pessoa

Trabalhamos com um programa totalmente evangélico. Queremos, nessa iniciativa de Rede de Comunicadores pela Educação, promover na nossa localidade o objetivo maior, tema desta reunião. Tivemos muito proveito.

Núbia Rodrigues
Rádio Divulgadora, Alhandra

Com certeza, vamos desenvolver um trabalho melhor, pois é disso que a comunidade de Mata Redonda está precisando.

Norma Meireles
Rádio Cabo Branco FM, João Pessoa

O encontro foi muito proveitoso mas faltou tempo. Um dia é pouco para esse tipo de atividade. Precisaríamos de uma oficina maior, não só para pautar temas, mas desenvolvê-los, para depois fazermos autocrítica dentro dos grupos. Discutimos pouco o papel social do radialista, o papel das emissoras e como a gente luta no dia-a-dia para colocar temas importantes como educação, principalmente nas emissoras comerciais. Esse é o desafio. Algumas emissoras criam mais espaço, outras menos. Como a gente vai atingir o gerente dessas emissoras e as pessoas que vão deixar a gente desenvolver esse tema?

Padre Jandeilson Rodrigues de Alencar
Rádio Integração do Brejo, Bananeiras

Foi uma experiência bastante rica. Houve um exercício de democratização da informação, depois essa possibilidade de articular as emissoras do estado. Lamento não ter mais tempo para troca de experiências entre as emissoras e os comunicadores presentes.

Carlos Virginio Barbosa
Rádio Difusora Comunitária, Molungu

Fiquei muito feliz ao receber a correspondência com o convite para participar dessa oficina. Apesar de apenas um dia, estou saindo dessa oficina levando muita bagagem. Tivemos e produzimos informações que vão servir muito para democratizar a educação neste país. Foi na qualidade de professor, diretor de programação e comunicador que esta oficina muito contribuiu comigo e contribuirá com a nossa pequena e modesta emissora e com todos os murunguenses que vão receber as informações inerentes à educação que nós iremos passar.

Wagner Lima
Cáritas Arquidiocesana da Paraíba, João Pessoa

Achei interessante a idéia da oficina para fomentar o debate sobre a educação e sobre o papel do radialista. Como sugestão, trabalhar em módulos porque o tempo foi curto. Senti a ausência de comunicação para mobilização social.

Giovaniza Maia,
Rádio Integração do Brejo, Bananeiras

Avalio o encontro como muito proveitoso, uma vez que se discutiu temas importantes relativos à educação. Foi um momento muito especial de troca de experiências. Abriram-se novas portas. Saio daqui com um conhecimento bem mais aprofundado e com vontade imensa de ser colaboradora da transformação desse país e contribuinte nesse novo processo de busca de educação de qualidade. Faltou mais tempo para se discutir, debater e ouvir experiências interessantes. Quem sabe daqui a poucos meses realize-se outro e a gente possa então ter um espaço maior.

Francinaldo Silva
Rádio Liberdade FM, Pombal

Levo daqui o aprendizado sobre o assunto e a experiência adquirida. Com certeza, ajudarão para uma melhor elaboração e análise do assunto educação, através de comentários, na elaboração de reportagens mais aprofundadas e também na utilização dos materiais fornecidos. A questão ruim é que poderíamos ter disponibilizado maior tempo para discussão.

Maria Leonora
Projeto Rádio de Rua, João Pessoa

Gostei da metodologia e lamento o pequeno espaço de tempo. Tivemos só um trabalho de grupo. Poderíamos ter discutido mais, se envolvido mais na discussão. Gostaria de que as listas de participantes fossem repassadas. Poderíamos mandar material para as pessoas que estiveram conosco e fazer uma Rede de Comunicadores na Paraíba.

Beto Batinga
Rádio Cidade, Sumé

Quero agradecer a Oboré e ao professor Ciro Pedroza. Acho que o tempo foi curto, deveria ser, no mínimo, uma semana e que a oficina fosse mais constante, pelo menos três vezes por ano.