Se você é radialista e está interessado em contribuir com a Educação brasileira, fique ligado: o Ministério da Educação está unindo esforços para reativar e ampliar a Rede de Comunicadores pela Educação.

Veja como foram as oficinas:

Alagoas

Bahia

Ceará

Maranhão

Minas Gerais

Paraíba

Paraná

Pernambuco

Piauí

Rio de Janeiro

Rio Grande do Norte

Rio Grande do Sul

Santa Catarina

São Paulo

Sergipe

Programação Simplificada



Textos especiais:

As novidades da LDB

Em torno de algumas questões educacionais

Eixos transversais


Visite o site oficial da Rede de Comunicadores pela Educação


06/05/2004

voltar

Rede de Comunicadores Ceará













Rede de Comunicadores pela Educação
Oficina: Fortaleza - Data: 06 de maio
Lista de presença
Participantes Emissora / Entidade Cargo Município de origem
Andrea Pinheiro Paiva Cavalcante Rádio Universitária FM Produtora Fortaleza
Antonio Iran Queiroz Torres ACERTCOM Multiplicador Fortaleza
Francisco Cleiton Gondim Rádio FM Planalto Locutor Itapiúna
Francisco Costa Monteiro Rádio Princesinha do Litoral FM Programador Pindoretama
Francisco de Assis Araújo Rádio Jangadeiro FM Gerente Camocim
Francisco de Assis Rodrigues Vieira Rádio Jornal de Canindé Locutor e apresentador Canindé
Francisco Gutemberg Torquato FM Vale do Groairas Agente de endemia Groairas
Francisco Nicomedes Damasceno Marques Rádio Participativa Locutor Piquet Carneiro
Francisco Olivaldo Lopes Sol FM Locutor Solonopole
Gleivania Rodrigues de Sousa Rádio Macambira Radialista Ipueiras
Guarani Bôto Cruz Rádio Gem's FM Comunicador Reriutaba
Hercy Clerte Sales Silva Rádio Mangueiral FM Locutora Horizonte
João Candido da Silva Rádio Jaguaribe FM Comunicador Jaguaribe
José Antenivan Benicio e Silva Rádio Mangueiral FM Locutor policial Horizonte
José Nazareno Aguiar FM Itarema Fundação Cazuza Radialista Itarema
José Valderico Carneiro Nunes Assoc de Radiodifusão Vale do Curu Diretor de programação São Luis do Curu
Manoel Gomes Oliveira Rádio Iparana Comunicador Caucaia
Maria Angélica Martins Holanda Rádio O Povo Debatedora / professor Fortaleza
Maria Aurilene de Silva Sousa Alto Falante Paróquia São Sebastião Comunicadora Mulungu
Maria das Dores Vieira da Luz Cáritas Diocesana de Sobral Orientadora educ Sobral
Maria Eliete Ribeiro Marques de Freitas Rádio Dom Bosco    
Maria Eugênia Fraga Brasil Cáritas Brasileira Regional Ceará Ass de Comunicação Fortaleza
Maria Vera Ferreira Justa Escola CAIC - Alfredo Coelho de Magalhães Ass de Comunicação Canindé
Paulo Sérgio Sales de Carvalho Rádio Boqueirão FM Diretor e apresentador Lavras da Mangabeira
Ricardo Xerez de Moura Projeto Rádio Escola Comunitária Produtor Fortaleza
Sérgio Luís Lira Ximenes Rádio Acadêmica Produção e op de áudio Fortaleza
Washington Nogueira Feitosa Faculdade Integrada do Ceará    


Depoimentos

O que você está levando para casa desta oficina?

João Cândido da Silva
Rádio Jaguaribe FM, Jaguaribe
Agradeço a oportunidade de participar dessa oficina, que foi realmente de grande proveito para todos nós e ajudou a entender um pouco mais sobre a educação. Muito obrigado.

Antonio Iran Queirós Torres
ACERTCOM - Associação Cearense de Rádios Comunitárias, Fortaleza
Estou saindo daqui dessa oficina levando comigo bastante informação e a satisfação de mais uma vez participar de um encontro que pessoas do sul ao norte do estado do Ceará se reuniram para discutir temas de grande importância para a comunidade como um todo. Eu sugeriria que isso acontecesse mais vezes, porque é bastante proveitoso o que é passado para a gente, e também a troca de figurinhas que a gente realiza quando encontra colegas de outros municípios.

Guarani Bôto Cruz
Rádio Gem’s FM, Reriutaba
Estou muito satisfeito pelo convite. É a primeira vez que participo de uma oficina de capacitação. Estou levando muitas coisas para repassar para os meus colegas de trabalho, locutores, também para a comunidade. E isso me incentivou muito a trabalhar mais pela educação. Eu achei que o que faltou foi um pouco da área de saúde e transporte, mas tudo bem, fica para uma outra oportunidade.

Washington Nogueira Feitosa
Faculdades Integradas do Ceará, Fortaleza
Gostaria de parabenizar a equipe dos realizadores dessa oficina e dizer que foi muito gratificante e proveitoso o encontro de hoje e não deixou nada a desejar. Gostaria que os comunicadores de todo o país tivessem a oportunidade de participar mais vezes de encontros como esse, para compartilhar os conhecimentos e a formação. Estão todos de parabéns. Saio daqui fortalecido e incentivado a lutar pela qualidade da educação.

Manoel Gomes Oliveira
Rádio Iparana, Caucaia
Eu vejo que essa oficina veio nos instrumentalizar para que possamos fazer programas de qualidade junto com toda comunidade, também junto com as escolas. Enfim, fazendo essa inserção da educação e da comunicação para uma vida melhor, não só nossa, comunicadores, mas de toda população. Nosso muito obrigado. Parabéns para equipe.

Paulo Sérgio de Carvalho
Rádio Boqueirão FM, Lavras de Mangabeira
Como somos formadores de opinião, somos potenciais professores e sempre temos que levar a informação. O encontro realmente dissemina informações que são importantes para nossa comunidade. Pontos positivos seriam essa maneira fácil que os palestrantes têm de passar as informações. E um dos pontos negativos foi justamente na infra-estrutura, que não ofereceu a todos nós o que nós já tínhamos desde o começo da Rede de Comunicadores. Então, gostaria de solicitar que se fortaleça cada vez mais essa Rede, mas que nos dêem melhor infra-estrutura, inclusive para os palestrantes, para que a gente possa ter um encontro mais produtivo da próxima vez e que esses encontros sejam semestrais.

Maria Eugênia Fraga Brasil
Rede Cáritas Brasileira Regional Ceará
Gostei muito de participar da oficina. É a primeira vez que participo do evento e acho que a importância é que ele estimula a nossa consciência crítica, mas a consciência crítica do ouvinte e não só nos aspectos relacionados a educação, mas a temas que também estão aí presentes na sociedade.

Sérgio Lira
Rádio Acadêmica, Fortaleza
Eu destacaria como principal item da oficina os esclarecimentos sobre LDB, a importância da LDB e como ela pode nos ajudar a interagir e permitir visualizar que a escola não é só entre quatro paredes, que a vida associada a estrutura escolar pode nos trazer riquezas incalculáveis de conhecimento. E fazer com que a gente cresça como ser humano e possa melhorar nossa vida. Não vi nenhum ponto negativo, só a somar. Acho que a oficina trouxe mais informação sobre educação, sobre a história da educação. E já é uma diferença enorme das oficinas que eu participei anteriormente. Uma delas, focava mais as questões das técnicas no rádio. Um ponto que eu poderia destacar é que numa oficina anterior parecia que a gente tinha que divulgar as ações governamentais. Então, já percebi a enorme diferença com essa oficina de hoje, onde a primeira coisa que foi colocada foi justamente isso, a preocupação deve ser o conteúdo da educação, os temas e os debates da estrutura funcional da educação, do FUNDEF, até o controle social. Então, estão todos de parabéns e até a próxima oficina.

Francisco de Assis Araújo
Rádio Jangadeiro FM, Camocim
Eu também sou um dos que já participam da Rede de Comunicadores pela Educação há mais tempo. Primeiro, é claro, gostaria de destacar a importância de um encontro como esse, onde a gente pode encontrar e rever amigos, assistir palestras importantes como as que vimos aqui. Por outro lado, gostaria de falar pelos que não vieram. Aqui no Ceará tem 184 municípios e esse encontro contemplou cerca de 20% ou menos dos companheiros. Eu sinto que para nós do interior, as pequenas rádios, principalmente as rádios comunitárias, não oferecem condições financeiras para os companheiros participarem desses encontros. Então, muitos deles vieram para cá sem ajuda, bancando suas despesas sozinhos. Eu acho que os que vieram aqui nessas condições são heróis, sem dúvida, e vale esse reconhecimento. Os outros encontros foram mais longos, em finais de semana, muitas vezes. Esse foi um pouco atropelado e com falta de estrutura mas valeu pelo esforço de vocês, o empenho da OBORÉ, do Ministério. Espero que nos próximos encontros não se fale nessa questão de contingenciamento, de corte de verbas, para justificar a falta dos companheiros. Enfim, eu espero que o governo acorde para a importância do radialista, que ele não pode bancar a sua vinda para um encontro como esse. Muito obrigado pelo convite.

Gleivania Rodrigues de Sousa
Rádio Macambira, Ipueiras
Gostei muito do encontro. É a primeira vez que estou participando e pretendo voltar sempre que possível. Vou levar muito proveito, porque também sou professora municipal e vou levar muitas informações, tanto para meus companheiros locutores como para meus companheiros professores e alunos.

Ricardo Xerez de Moura
Rádio-Escola Comunitária
Essa oficina veio para fortalecer o conhecimento na área de educação. O objetivo é que 80% de nossa programação sejam destinados às questões educacionais. Não tenho nada a criticar na oficina, foi tudo 100%.

José Antenivan Benício e Silva
Rádio Mangueiral FM, Horizonte
O encontro de hoje foi muito proveitoso, serviu para arejar a cabeça de todos os participantes, acordar para algumas questões, alguns assuntos que, de repente, estavam adormecidos na mente da gente e que a gente poderia, todos os dias, passar para o ouvinte, passar para a nossa comunidade. Apesar de muitos companheiros terem falado da infra-estrutura, eu acho que o que foi visto hoje foi muito proveitoso. Espero que o que puder ser acrescentado que seja nos próximos encontros para tirarmos mais proveito ainda das próximas vezes.

Francisco Costa Monteiro
Rádio Princesinha do Litoral Fm, Pindoretama
O dia de hoje foi muito proveitoso, inclusive pelas informações teóricas, já que a gente sempre trabalha na prática e precisamos de um reforço teórico na questão de pautas para trabalharmos em nossas emissoras. Então, eu acredito que essa oficina tenha contribuído muito, não só para mim, mas para vários companheiros que estão aqui. Gostei muito e espero participar de outros encontros que venham a ocorrer aqui em Fortaleza.

Hercy Clerte Sales Silva
Rádio Mangueiral FM, Horizonte
Gostei muito da oficina, pois reafirmou a importância do radialista para a comunidade e, em relação a educação, eu também gostei bastante porque agora o radialista não está mais sendo visto somente como uma pessoa que transmite noticias ruins, mas também noticias boas, sobre educação, que com certeza, serão bastante importantes para a comunidade.